Introdução à História da Arte

Você já parou para pensar como a arte é não só representação do mundo, mas também do que é próprio do humano?

Por Casa do Saber

Você já parou para pensar como a arte é não só representação do mundo, mas também do que é próprio do humano? Os desenhos de mãos, bisões e caças se tornaram os primeiros registros, vivos até hoje, de nossas tentativas de apreensão do mundo para além da realidade objetiva.

Uma das pinturas mais famosas do mundo retrata a vista da janela de um quarto do hospital psiquiátrico Saint-Rémy-de-Provence, em 1889. “Por entre as grades da janela, posso observar um campo de trigo sobre o qual, toda manhã, vejo o Sol nascer em toda sua glória”. Foi assim que Vincent Van Gogh descreveu a cena para seu irmão, Theo. O quadro Noite Estrelada se tornou uma das obras mais famosas do mundo, virando parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York desde 1941.

Ao avançarmos no século 20 pelas vanguardas artísticas, não é mais possível olhar uma obra de arte buscando entendê-la de maneira convencional, por perguntas como ‘o que é isso?’ ou ‘o que isso significa?’. As obras de arte passaram a demandar uma liberdade do olhar que influenciaria em absoluto a compreensão da obra. A partir de certo momento a arte tem um objetivo: ‘desdomesticar’ o olhar acostumado a padrões e disciplinas rígidas. Para Marcel Duchamp, por exemplo, a arte se realiza no conceito. É o pensamento que a mantém viva, já que as mãos estariam obsoletas frente à tecnologia. Seu objetivo era a subversão, transformar em ideia aquilo produzido com a intenção de ser consumido.

Seja para registrar o mundo, nossas angústias ou para virar tudo de cabeça para baixo, a arte existe como uma marca humana que nos lança para a eternidade. Conhecer mais sobre ela é entrar em contato com o que nos emociona, motiva, incomoda e nos faz pensar.

Estas e outras questões estão presentes em “Introdução à História da Arte”, curso disponível na Casa do Saber +

Assine com desconto!

Acesse casadosaber.com.br e assine a Casa do Saber +, aplicativo com tudo o que você precisa para sair do automático e viver melhor a sua vida.

Utilize o nosso cupom e ganhe 10% de desconto na assinatura do site. Para receber, digite TRIBUNA quando for efetuar o pagamento.

Casa do Saber

Casa do Saber

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também