Sardinhas Assadas – um deleite do verão português

Para ficarem perfeitas não asse em fogo forte, deixa em fogo brando para assá-las perfeitamente.


Por Claudia Figueiredo

19/07/2021 às 12h00

Sardinhas Assadas – um deleite do verão português, que beleza. Aqui em Portugal está em plena estação das sardinhas. É possível encontrá-las de todos os modos, enlatadas nos mais diversos molhos, empanadas e assadas. Sardinhas assadas na brasa é um prato tipicamente português que os nativos adoram. Mas, se preferir, pode ser feita no forno.

Se quiser acompanhar nossa viagem a Portugal, siga nosso Instagram, clicando aqui. 

Sardinhas assadas à moda portuguesa
Sardinhas assadas à moda portuguesa

Dica: para ficarem perfeitas não asse em fogo forte, deixa em fogo brando para assá-las perfeitamente.

Sardinhas Assadas – um deleite do verão português

Ingredientes

15 Sardinhas

Sal Grosso

Modo de Preparo

Escolha corretamente as sardinhas na peixaria: elas devem estar inteiras com um cheiro fresco, não devem ter falhas ou cortes.

Lave bem as sardinhas e com a ajuda de uma faca, descame-as todinhas. (passe os dedos, por cada uma para ver se estão livres de escamas).

Faça um corte na barriga e, com jeito, retire as entranhas (aqui, costuma-se comer com tudo).

Coloque as sardinhas em um tabuleiro e tempere com sal grosso (bastante utilizado por aqui).

Aqueça as brasas, quando estas estiverem com um calor brando, coloque as sardinhas numa grelha para ser fácil virá-las.

Grelhe por uns 2 a 3 minutos de cada lado até ficarem bem douradas (depende do tamanho da sardinha e do calor da brasa).

Retire e estão prontas para servir, normalmente em cima de uma fatia de pão rústico com uma deliciosa salada de pimentões assados também na brasa.

Sardinhas assadas na grelha
Sardinhas assadas na grelha

Bom apetite!

Um beijo e um brinde!

 

#sardinha #sardinhaportuguesa #sardinhaassada #sardinhanagrelha #receitaportuguesa #portugal #viagemaportugal #nacozinhacomclaudinha

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.