6 atitudes simples para controlar a ansiedade
A ansiedade é cada vez mais comum. Porém, é possível melhorar a sua relação com ela. Hoje eu vou te contar algumas atitudes simples para controlar a ansiedade.
Cada vez mais comum, o distúrbio de ansiedade é tido – ao lado da depressão – como o mal do século. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 9,3% dos brasileiros sofrem com a doença – o maior índice do mundo. Apesar de ser grave, é possível melhorar a sua relação com o distúrbio. Nesse artigo eu vou te contar algumas atitudes simples para controlar a ansiedade.
Primeiro é preciso entender que se sentir ansioso é normal e faz parte das emoções do ser humano. Mas quando esse sentimento extrapola a normalidade e começa a atrapalhar a vida do indivíduo ele torna-se um distúrbio.
Ansiedade é um termo amplo e pode ser divido em outras doenças como Síndrome do Pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno de Ansiedade Generalizada, etc. Geralmente quem sofre com algum tipo da doença sente, basicamente, preocupação e medo excessivos em situações rotineiras. Além disso, alguns sintomas físicos e psicológicos podem aparecer, como:
- Enjoos e vômitos;
- Tontura ou sensação de desmaio;
- Falta de ar ou respiração ofegante;
- Dor ou aperto no peito;
- Dor de barriga e diarreia;
- Roer as unhas;
- Sentir tremores;
- Falar muito rápido;
- Tensão muscular;
- Irritabilidade;
- Dificuldade para dormir
- Agitação corporal;
- Nervosismo;
- Dificuldade de concentração;
- Preocupação;
- Medo constante;
- Sensação de que algo ruim vai acontecer;
- Descontrole sobre os próprios pensamentos.
Apesar de ser uma doença grave e com várias facetas, algumas atitudes simples podem fazer a diferença e ajudar no controle da ansiedade. Separei 6 delas para te ajudar a ter uma vida mais tranquila.
qualidad
6 atitudes simples para controlar a ansiedade
Antes de começar a listar as atitudes simples para controlar a ansiedade, é importante lembrar que essas dicas não substituem em hipótese alguma a orientação de um médico Psiquiatra e de um profissional da Psicologia. Se você está sofrendo de algum dos sintomas citados acima, busque ajuda especializada e alie as dicas abaixo com o tratamento adequado.
1 – Respire profundamente
A respiração faz toda a diferença na nossa vida, por isso quando sentir que uma crise de ansiedade vai aparecer, pare tudo e respire profundamente. Sinta o ar entrando e saindo dos seus pulmões até perceber que as batidas do seu coração estão desacelerando e voltando ao normal. Repita o exercício até se sentir calmo e no controle.
2 – Ouça música
Nem sempre dá para parar tudo e ouvir música para relaxar. Mas, se puder, coloque os fones de ouvido, ache aquela playlist com músicas mais calmas e relaxe. Inclusive, pesquisas apontam que a produção de dopamina aumenta 9% quando escutamos música. Remédio para os ouvidos e para a alma!
3 – Pare de comparar a sua vida com a dos outros
Infelizmente temos o péssimo hábito de comparar a nossa vida com a dos outros. E normalmente escolhemos logo aquela pessoa que está em melhor situação – seja ela financeira, amorosa, acadêmica ou trabalhista – para nos compararmos. E com as redes sociais isso piorou ainda mais. Pois bem, pare com essa mania horrível de uma vez por todas. Apesar de mostrar para o mundo que está tudo bem, todo mundo tem problemas, imperfeições, sofre, chora… enfim, todo mundo é completamente normal, assim como você.
4 – Faça exercícios físicos
Se exercitar é um ótimo negócio para o corpo e para mente. Além de tonificar e definir músculos, de promover o controle do peso e deixar o nosso organismo saudável, a atividade física controla a nossa ansiedade e nos deixa focado em uma só atividade por vários minutos. Para completar, se exercitar libera endorfina, aquela substância que deixa a gente feliz da vida.
5 – Pratique o mindfulness
Eu já contei aqui para vocês sobre as maravilhas do mindfulness. A técnica também é ótima para controlar a ansiedade. A meditação é um instrumento poderoso para entrar em contato com o corpo e os nossos sentimentos, dúvidas e frustrações. Com o mindfulness entendemos o que está acontecendo com a gente, compreendemos as nossas fraquezas e nos reconectamos com o nosso corpo, prestando atenção na nossa respiração até que ela volte ao normal. A ideia é aprendermos a lidar com a ansiedade e o estresse.
E por último…
6 – Pense positivamente
A nossa mente é capaz de coisas incríveis e a forma como pensamos pode mudar a nossa realidade. Por isso reclame menos, seja menos pessimista e use o pensamento positivo ao seu favor. Está ansioso por algo que ainda não aconteceu? Então não pense apenas no que de pior pode acontecer. Foque nas coisas boas que surgirão e como elas podem ter resultados mais positivos do que o esperado.
A doença não precisa evoluir para um problema ainda mais grave. Preste atenção em você e perceba o momento de pedir ajuda e colocar em prática essas atitudes para controlar a ansiedade.
Desse jeito a sua qualidade de vida será restabelecida aos poucos e você encontrará o caminho para uma vida mais feliz, saudável e tranquila.