Sublime para qualquer hora do dia
Espaço conta com cardápio para ocasiões variadas, com refeições, pratos à la carte, lanchinhos, gelatos e opções para o happy hour
Para quem aprecia a boa gastronomia, realmente não tem hora para bater aquele desejo de comer alguma coisinha diferente. Para os indecisos, como eu, não raramente o problema está em escolher onde ir para matar a vontade. Sabe aqueles dias em que a gente não sabe se quer almoçar ou comer um hambúrguer; se quer jantar ou ficar no petisco com chope; se quer uma saladinha ou um sanduíche? No Sublime Espaço Gourmet, dá para chegar com todas estas dúvidas, porque o cardápio é superversátil, cheio de opções para qualquer momento do dia e para qualquer paladar.
A casa ganhou notoriedade, a princípio, pelos autênticos gelatos italianos, da loja que antecede o Espaço Gourmet e até hoje opera como gelateria no Independência Shopping. O maquinário e os ingredientes para a produção são importados da Itália, e as delícias são feitas diariamente pelos mestres gelatiers. A cremosidade é muito superior à de um sorvete comum, e há sabores de frutas com pedaços e zero açúcar, além de opções ao leite (meu favorito é o “dark cioccolato”, muito chocolatudo, mas não muito doce, de chocolate amargo), como as de capuccino e Leite Ninho com Nutella. Para quem nunca consegue decidir o sabor que quer, a boa é pedir o menu degustação, com porçõezinhas pequenas de vários sabores.
Para os fãs inveterados de um bom café, há escolhas clássicas como espressos, latte, café gelado, chocolates e deleites especiais como o submarino, espresso com fartura de chocolate alpino cremoso na xícara. Os capuccinos não ficam atrás, há o tradicional, o italiano (que leva cacau) e indecências como o que leva um toque crocante de Ovomaltine e o servido com uma generosíssima borda de Nutella. Com os cafés, há sanduíches que caem bem, como o tradicional croque monsieur francês e o Mamma Mia, um queijo quente envolto em – pausa para contemplação – bacon! Um absurdo de sabor.
Saladinhas, massas e à la carte
Se a ideia é “sair para comer”, dá para começar com saladas tradicionais como a Caesar, ou uma mais ousada, de folhas com morango e lâminas de amêndoas. Nas entradinhas, o destaque fica para as bruschettas. Minha escolha é a Pugliese (que nada tem a ver com a musa fitness), simples, mas mega saborosa, de mozarela de búfala, tomate seco e rúcula, um clássico. Os risotos (que eu amo), dão um show à parte.
Tem opção vegetariana de funghi, de salmão com alho poró e cream cheese e o “Arabitália”, premiado no último JF Sabor, que, como o nome sugere, homenageia as gastronomias árabe e italiana, e é feito com pupunha com açafrão e nozes, acompanhado por escalope de mignon em crosta de gergelim branco e preto. Para quem é louco por frutos do mar, como eu, o de camarão com alho-poró tem muita fartura do marisco e cremosidade no ponto e um tiro de sabores, sem perder o equilíbrio.
Para os que preferem pratos mais tradicionais, o menu à la carte é uma boa pedida. Tem estrogonofe, mignon ao molho madeira com acompanhamentos variados, parmegiana de boi e frango, grelhados e peixes e frutos do mar variados. Como a casa tem um pezinho na Itália, as massas não poderiam deixar a desejar. E não deixam. Tem penne, espaguete, talharim, fetutine, lasanha e nhoque, com variedade de molhos. Meu coração ficou com o penne aos quatro queijos com espinafre e nozes. Outro destaque é o nhoque recheado aos quatro queijos com molho ao sugo.
Burguer e happy hour
Os hamburgueiros não ficam desamparados no menu. Todos são feitos artesanalmente e levam nomes italianos, com opções de blends de salmão, carnes bovinas variadas e pernil, sempre servidos em pães artesanais e com fritas ou batata rústica. O Bella Golla é um suplício, com hambúrguer feito com costela bovina, fraldinha e bacon, servido com cebola caramelizada (amo!) na cerveja preta e salada de agrião, no pão de malte, todo especialzão.
Seguindo a linha de uma comidinha mais informal, o cardápio de petiscos tem porções tradicionais de boteco, batata frita com acompanhamentos, mignon também com acompanhamentos diferentes, camarãozinho, linguicinha, torresmo, trio mineiro, bolinho de bacalhau e, entre outros, um tira-gosto que parece não ter nada de mais, mas surpreende: o provolone empanado, tem que provar. Assim como a cebola-palha, que dá vontade de ficar comendo igual pipoca.
Outro detalhe bacana é que a Sublime tem vários tipos de cerveja de marcas juiz-foranas (de acordo o com a disponibilidade nas torneiras): Mr. Tugas, Timboo, Profana e Rota 040. Também há rótulos especiais da aclamada Cervejaria Noi, de Niterói, além de chope da Heineken e caipirinhas comuns e feitas com picolés artesanais da casa.