A tudo dai graças – o pão nosso de cada dia
Confira a receita de Torta de banana com Antuérpia Weissbier preparada pela Chef Juliana Araújo, com formação na Le Cordon Blue, de Londres, especialmente para esta edição.
O Pé na Estrada Antuérpia do mês de dezembro será bem especial. Vamos fincar os pés na nossa base para contar algumas tradições de Natal e Ano Novo que, por hábito, repetimos, mas que nem sempre conhecemos à fundo. Começaremos contando como surgiu o Dia de Ação de Graças nos EUA, Canadá e Brasil.
Dia de Ação de Graças
O Dia de Ação de Graças, conhecido, na América do Norte como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado nos Estados Unidos, Canadá e nas ilhas caribenhas. Nos Estados Unidos é celebrado toda quarta quinta-feira do mês de novembro, e, no Canadá, toda segunda segunda-feira do mês de outubro. Neste feriado, as famílias e os amigos se reúnem para demonstrar gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o último ano. Junto com o Natal e o Ano Novo, é um dos suetos mais importantes da América do Norte.
Aqueles que estão acostumados a acompanhar séries ou assistir filmes americanos, já viram cenas em que os filhos viajam longas distâncias para estarem em casa nesta época do ano, reunidos com os parentes. Outra grande tradição deste feriado é a comida. As famílias celebram este dia com muita fartura gastronômica, onde tipicamente se come peru (por isso, também é conhecido como Turkey Day – Dia do Peru), batata-doce, purê de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, cookies, entre muitas outras delícias. Confira a receita de Torta de banana com Antuérpia Weissbier preparada pela Chef Juliana Araújo, com formação na Le Cordon Blue, de Londres, especialmente para esta edição. Assista o vídeo abaixo.
Surgimento
Quando surgiu, o Dia de Ação de Graças começou a ser comemorado na região da Nova Inglaterra, uma localidade geográfica de grande valor histórico dos Estados Unidos, localizada na ponta nordeste do país. Ainda hoje, esta é uma região importante, inclusive, para a produção artesanal de cervejas especiais.
À exemplo de outras datas importantes, a comemoração surgiu sob a forma de um festival cristão em agradecimento às boas colheitas do ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (no hemisfério norte), após a colheita.
Pesquisas norte-americanas dão conta que o primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado em Plymouth, Massachusetts. Alguns colonos cristãos fundaram a vila em 1620 e, por causa do inverno rigoroso daquele ano, a colheita foi prejudicada. No ano seguinte, porém, tiveram uma boa colheita de milho, o que levou o líder do grupo a promover uma festa, marcada para o início do outono de 1621. Os agricultores, então, teriam matado e preparado patos e perus, além de peixe e milho, para o banquete de comemoração. A comida foi servida em grandes mesas ao ar livre.
Com o passar dos anos, esta celebração passou a ser adotada também em outros estados, como Nova York e Virgínia, até que, em 1863, o presidente Abraham Lincoln declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.
Em 1939, no entanto, o presidente Franklin Delano Roosevelt, instituiu que este dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o objetivo de ajudar o comércio, porque, naquela época, era considerado inapropriado anunciar produtos de Natal antes do Dia de Ação de Graças. Portanto, adiantando o feriado em uma semana, o comércio ganhava mais prazo para as ofertas natalinas. Como a declaração não foi obrigatória, 23 estados adotaram a medida, 22 não o fizeram e os demais celebravam a data duas vezes. Para acabar com o impasse, o Congresso dos Estados Unidos determinou que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro, instituindo, também, a data como feriado nacional.
Além de grandes reuniões familiares e comida farta à mesa, é também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para reflexões religiosas, orações e missas. É tradição a data ser marcada por desfiles, com grandes figuras midiáticas e personagens infantis. Também há um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados nos Estados Unidos.
Estima-se que 46 milhões de perus sejam consumidos nesta data nos EUA. Existe, inclusive, uma cerimônia em que o presidente americano em exercício perdoa dois perus (um oficial e um reserva), salvando assim os animais do mesmo destino dos outros.
A Sexta-feira depois do dia de Ação de Graças é conhecida como Black Friday. Nesse dia, várias lojas fazem promoções surpreendentes, renovando seus estoques para as festas natalinas. Essa modalidade se espalhou pelo mundo afora, inclusive o Brasil.
Canadá
No Canadá, especula-se que o surgimento do Dia de Ação de Graças tenha versões diferentes. Alguns pesquisadores afirmam que o explorador inglês Martin Frobisher estava tentando encontrar uma passagem para o Oceano Pacífico e, em agradecimento à longa e conturbada viagem, na qual sobreviveu aos perigos de várias tempestades e baixas temperaturas, promoveu uma festa de Ação de Graças. E, em sua terceira e última viagem ao extremo Norte, providenciou uma cerimônia formal, com presença de um pregador também como forma de agradecimento.
Há ainda a versão de que colonos franceses comemoravam o final da colheita com festa e que, a partir da chegada ao Canadá de novos agricultores vindos da região norte-americana da Nova Inglaterra, tais comemorações foram intensificadas.
Atualmente, Ação de Graças é um dia de feriado estatutário na maioria das jurisdições do Canadá, celebrado em toda segunda segunda-feira do mês de outubro.
Brasil
No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído pelo presidente Gaspar Dutra, através da Lei 781, de 17 de agosto de 1949. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração aconteceria na quarta quinta-feira de novembro. Embora não seja feriado no Brasil, a data é comemorada por algumas instituições cristãs.
=================================
Na Cozinha com Claudinha
Como por aqui o peru faz sucesso mesmo é no Natal, vamos divulgar a receita de peru natalino da Chef Juliana Araújo em outra edição do Pé na Estrada Antuérpia, ainda no mês de dezembro.
Hoje, estamos apresentando a Torta de Banana com Antuérpia Weissbier criada pela Chef, que tem um cardápio delicioso para as festas de fim de ano.
Torta de banana com Antuérpia Weissbier
Ingredientes:
Massa
1 pacote de bolacha recheada sabor chocolate
100g de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de avelãs
Recheio de Banana
2 xícaras (chá) de açúcar
500ml de cerveja Antuérpia Weissbier
½ xícara (chá) de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga
7 bananas prata maduras
Chantilly
¼ xícara (chá) de açúcar
100ml de cerveja Antuérpia Weissbier
300ml de creme de leite fresco.
Modo de preparo
Massa:
Triture a bolacha junto com as avelãs. Acrescente a manteiga derretida. Coloque a massa em uma forma para quiche de fundo falso e vá espalhando e pressionando com a ponta dos dedos para que fiquem bem aderida. Leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por 10 minutos. Reserve.
Recheio de Banana
Corte as bananas em cubinhos e reserve.
Leve a cerveja para o fogo e deixe-a reduzir pela metade. Em outra panela coloque o açúcar e leve-o ao fogo até formar um caramelo, como calda de pudim. Acrescente a banana cortada em cubos junto com a cerveja reduzida e vá mexendo sempre. Quando começar a soltar da panela, tire do fogo e acrescente o creme de leite e a manteiga. Volte para o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Reserve.
Chantilly
Leve a cerveja e o açúcar para o fogo e deixe cozinhar até o ponto de bala mole. Deixe esfriar. Reserve.
Na batedeira, coloque o creme de leite fresco que deve estar bem gelado, a calda de cerveja feita anteriormente. Bata em velocidade baixa até ponto de chantilly.
Montagem
Com a massa da torta fria, coloque o doce de banana que também deve estar frio e por cima o chantilly. Decore com avelãs caramelizadas. Sirva gelada.
Juliana Araújo Gastronomia
Rua Dom Silvério, 152. Passos.
Juiz de Fora – MG
Telefone: (32) 3031-7429
Site: www.juliana-araujo.com
Curiosidade
As cervejas New England IPA são parte de um novo estilo, que deriva das IPAs americanas, que surgiram no Estado de Vermont, nos Estados Unidos, no início dos anos 2000. Elas se caracterizam por ter aparência turva; conter trigo, centeio ou aveia na composição; serem mais encorpadas e aveludadas; e bastante frutadas – lembrando frutas amarelas e tropicais. Além disso, são de amargor limpo e curto, sem adstringência; não são pasteurizadae; e têm uma quantia significativa de lúpulo e malte não caramelizado. A Cervejaria Antuérpia lançou, em 2017, uma cerveja neste estilo, a Vert Mont. O teor alcóolico deste líquido dourado é 8,1%Vol. O que a faz tão especial é uma combinação entre um frutado explosivo no aroma e no paladar, uma textura bastante sedosa e um amargor surpreendentemente moderado. Tudo isso junto confere uma drinkability absurda. No Brasil, poucas cervejarias produzem este tipo de cerveja.