Benefícios do exercício físico para o envelhecimento
Hoje vamos falar sobre os benefícios do exercício físico para o envelhecimento. O envelhecimento deve ser entendido como um processo fisiológico que começa com a concepção e termina com a morte. Ou seja, sim, nós já nascemos envelhecendo. Esse envelhecimento fisiológico existe de qualquer maneira, porém aceleramos ainda mais o processo ou não, quando tratamos de um envelhecimento secundário que está relacionado à alimentação, prática de exercícios físicos, ingestão de álcool, fumo, doenças, personalidade e aspectos socioeconômicos também. Então, definir o indivíduo como idoso requer mais que um simples marco cronológico.
Atualmente, a idade cronológica para ser considerado idoso é a partir dos 60 anos, porém há um projeto de lei vigente que essa idade aumente para 65 anos, justamente porque a população idosa vem aumentando nas últimas décadas em decorrência do aumento da expectativa de vida e mudando a concepção de que para ser idoso precisa estar de cabelo branco, sentando no sofá fazendo tricô. Hoje em dia os idosos geralmente são muito ativos e, na maioria das vezes, em plena atividade laboral conseguindo realizar suas atividades de vida diária de forma independente.
Entre as várias condições necessárias para envelhecer bem, além de saúde, educação e lazer, inclui-se a prática do exercício físico. Este último como forma primordial de prevenir, tratar e ajudar curar doenças que são acometidas com o envelhecimento. Um estudo comprovou que o risco de mortalidade geral diminui em 28% nos idosos que praticam atividade física ocasionalmente e, 40% menor naqueles que a praticam pelo menos uma vez por semana.
Com o envelhecimento ocorre alterações no sistema nervoso central que tem implicações diretas no equilíbrio, velocidade, tempo de reação e sistema motor gerando complicações funcionais nos idosos. Outras alterações perceptíveis são a perda de massa muscular, flexibilidade e degeneração óssea que prejudicam diretamente a autonomia dos idosos comprometendo seu bem estar físico e psicossocial. Outras doenças com fatores de risco cardiovascular como hipertensão, diabetes e dislipidemias vem associadas também com o envelhecimento, principalmente ligados a obesidade e, consequentemente, ao sedentarismo ao longo da vida.
O exercício físico atua auxiliando de todas as maneiras prevenindo, tratando e até ajudando na cura de algumas dessas doenças. Considerando então que o envelhecimento ocorre em todos os órgãos e sistemas do corpo, uma prescrição de exercício deve ser feita de forma equilibrada observando as reais necessidades do idoso e, ampliando ao máximo sua expectativa de vida com qualidade, promovendo independência física e cognitiva.
Os exercícios cardiorrespiratórios, de propriocepção e de coordenação auxiliam no equilíbrio e manutenção de raciocínio, gerando ao idoso autonomia para conseguir atravessar uma rua, subir escadas, pedir e, até mesmo, dar informações. Exercícios que também englobam força como pilates e musculação ajudam no processo de ganho de massa e proteção óssea. São portanto auxiliares para atividades como conseguir carregar a sacola no supermercado, segurar seu neto no colo e até tomar banho sozinho. Exercícios como dança e lutas, por exemplo, além de trabalhar parte motora auxilia principalmente na inclusão social. Até então conseguimos ver a magia do exercício atuando de forma respeitosa para melhorar a qualidade de vida e autonomia dessas pessoas.
Lembrando que, para qualquer início de exercício físico, principalmente quando se trata de algum grupo de risco, é necessário uma liberação médica, de preferência de um cardiologista antes de iniciar os treinamentos, até mesmo para parâmetros seguros e eficazes de protocolos ideais de treino. O trabalho multidisciplinar com os médicos, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos é primordial para evolução contínua do paciente. O exercício deve ser orientado por um profissional capacitado visando sempre a melhoria na qualidade e expectativa de vida dessas pessoas.
Se você quer envelhecer com saúde e autonomia… pratique exercício físico!
Entrevista no quadro Corpo em Movimento do programa Tribuna Transamérica dessa semana sobre os benefícios do exercício físico para o envelhecimento:
https://www.youtube.com/watch?v=fA-VSZD8UIM