Por que o atleta de fim de semana corre mais risco?
Você se considera um atleta de fim de semana? Pessoas com o dia a dia bastante estressante, que trabalham o dia inteiro sob pressão em busca de resultados, passam horas no trânsito caótico, precisam ter tempo e atender as necessidades da família além dos afazeres domésticos, parece que faltam horas no dia e acabam por não conseguirem fazer tudo o que precisam. Esse tipo de rotina faz com que essas pessoas deixem a prática de exercício físico para escanteio. Algumas delas até tentam e, preferem aderir ao exercício apenas nos finais de semana, tornando esse momento, uma hora de lazer e, como dizem, unem o útil ao agradável.
Quem não gosta de jogar uma bolinha aos finais de semana, não é mesmo? Seja jogar futebol, beach tenis, um voleizinho ou até mesmo uma partida de tênis pra relaxar de uma semana estressante de trabalho é uma maravilha, não acham? Ainda mais que rola um encontro com os amigos, com direito a pagodinho e churrasco regado a cerveja!!! Ah! Como é bom fazer exercício!
Os riscos dessa prática, muitas vezes não supervisionada por um profissional de educação física capacitado, pode gerar lesões, contraturas e rupturas musculares, fraturas, arritmias cardíacas, infarto e até mesmo a morte. Nem sempre se exercitar apenas esses dois dias da semana é uma boa alternativa.
A regularidade da prática de exercícios gera adaptações anatômicas e fisiológicas benéficas a saúde. Os ossos, tendões e músculos se fortalecem, o coração se adapta para atender as demandas do corpo, os músculos se hipertrofiam e ficam mais fortes, a pressão arterial e resistência insulínica diminuem, o perfil lipídico melhora, o condicionamento físico aumenta. Mas, nenhuma dessas alterações ocorrem com o exercício físico de forma esporádica, sem constância e acompanhamento profissional.
O atleta do final de semana que quer “compensar” toda falta de exercício durante a semana acaba exagerando na dose fazendo com que essa prática se torne um risco à saúde. Mas… Calma pessoal! Eu não estou pedindo para que vocês deixem de fazer esses exercícios e fiquem ainda mais sedentários. Estou apenas alertando que essa não é a melhor estratégia!
O ideal é que as pessoas iniciem sua prática de exercício de forma gradual, de 2 a 4 vezes na semana, aumentando aos poucos o volume e a intensidade de treinamento, de acordo com a progressão de tolerância ao esforço. Melhoria na alimentação com mais frutas, verduras e legumes e menos embutidos e processados também vai ajudar no processo, afinal nosso corpo precisa de bons combustíveis para trabalhar. O aumento na hidratação também é primordial para o rendimento no treino além de auxiliar a evitar as câimbras. Dessa forma vocês conseguirão adaptar o corpo de vocês ao stress gerado pelo exercício, ficando mais fácil chegar nos finais de semana e praticar os esportes com mais condicionamento e segurança.
Não se esqueçam de procurar um cardiologista antes de iniciar seus exercícios para que os faça de forma ainda mais segura! Um bom profissional de educação física irá te auxiliar na progressão do treinamento para que você consiga melhores resultados! Afinal, o exercício físico é mágico!
Entrevista no quadro Corpo em Movimento do programa Tribuna Transamérica dessa semana sobre atletas de fim de semana: