Tecnologia e exercícios físicos: uma união perfeita


Por Monise Glatzl

13/03/2024 às 17h00

A tecnologia está cada vez mais presente no mundo atual, desde carros automáticos, celulares super modernos, robôs, e até mesmo inteligência artificial, capaz de recriar rostos e vozes como pessoas quase que realmente reais.

Pois então, com a educação física e os exercícios também não poderia ser diferente. Relógios que medem a frequência cardíaca, número de passos, calorias, aplicativos que te ajudam a treinar e evoluir, tênis com os mais variados amortecimentos para corrida, roupas mais leves frescas e que fazem termorregulação corporal, fones que permitem ser usados embaixo d´água, enfim inúmeros artifícios que facilitam e permitem uma evolução e melhora dos atletas e praticantes de exercício físico.

Dentre os benefícios da tecnologia aplicada ao exercício físico está o monitoramento do treino, facilitando o usuário ver sua métrica e progressão dos treinos. A motivação e o engajamento também são fatores cruciais para aderência aos aplicativos por exemplo que incluem recursos como gaimificação, competições com amigos, e lembretes.

A personalização que vemos nos aplicativos e consultorias mesmo que online chega com o oferecimento de treinos individualizados atendendo as necessidades de cada um.

Porém, nem tudo são flores, mesmo com inúmeros benefícios, ainda existe alguns desafios associados ao uso de tanta tecnologia, como a dificuldade na precisão dos dados, a dependência tecnológica causada ao usuário, a falta de individualidade biológica podendo assim acarretar sérios danos caso seja usado inadequadamente.

Portanto, mesmo com a ajuda tecnológica, ao decidir iniciar um programa de treinamento, primeiramente procure um cardiologista, faça os exames adequados e, em seguida, busque um profissional de confiança para poder te dar suporte e auxiliar durante esse período.

Procure fontes e seites seguros para que seu treinamento seja feito da melhor maneira possível visando sua evolução de forma segura não estando aquém e, muito menos além do esforço que você suporta. Ouça seu corpo, o corpo fala e dá sinais de cansaço e fadiga. Não vá além daquilo que você consegue.

No mais, pratique exercício, movimente-se porque como eu sempre digo por aqui: O movimento cura!!!

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.