Mulher de fases: exercícios e ciclo menstrual
Todas nós sabemos o quanto é difícil ser mulher quando se trata de hormônios. Durante toda a vida da mulher, nós precisamos lidar com mudanças hormonais bruscas, desde a menarca (primeira menstruação) até a menopausa (última menstruação da vida). Fora os períodos menstruais mensais, a gestação, o puerpério e assim por diante. Portanto, quando falamos de periodização e treinamento para mulheres, o personal trainer, professor ou orientador, devem estudar e levar em consideração todos esses fatores. O que não é uma tarefa muito fácil, não é mesmo?
O corpo da mulher funciona de acordo com as fases do ciclo menstrual e, portanto, seu humor, disposição e rendimento nos treinamentos também variam de acordo com o mesmo. Esse ciclo dura em média 28 dias e é compreendido por 4 fases. No texto a seguir, vou te explicar como funciona e quais os melhores exercícios para cada uma dessas fases.
O ciclo menstrual geralmente dura de 3 a 7 dias, e, os níveis de progesterona e estrogênio estão mais baixos. Juntamente com isso, a mulher tende a perder sangue, o que leva a sentir mais indisposição, fadiga e cansaço. Esses fatores interferem diretamente no treinamento. Durante esse período não é aconselhável o aumento de carga, intensidade e/ou volume. O ideal é trabalhar exercícios mais leves, relaxantes e até mesmo lúdicos para alivio do desconforto.
A segunda fase é a fase folicular que, devido ao aumento de estrogênio, aos hormônios liberados para preparação do corpo para fixar um possível óvulo, há um aumento significativo de energia, disposição e força da mulher. Esse é o período perfeito para aumento da intensidade dos treinos e até mesmo novas experiências com exercícios diferentes e mais intensos! Preparadores físicos, prestem atenção! Esse é o momento para aumento da carga e do volume de treinamento!
O terceiro período é o da ovulação, que ocorre mais ou menos na metade do ciclo, ou após 14 dias do término da menstruação. Os hormônios como testosterona estão a todo vapor, o que potencializa o potencial físico da mulher, podendo ela ficar até bem mais competitiva! Atenção para essa fase, pois também é excelente para aumento de volume, intensidade e até mesmo, inscrições em provas e campeonatos! Uma excelente dica para extravasar e otimizar seus treinos é investir em lutas, hiits e circuitos!
Por último, temos a fase lútea, em que chega a famosa TPM, em que há a queda dos hormônios que até agora te ajudavam a ganhar força como a testosterona, por exemplo. Além do aumento da progesterona, o que deixa a mulher mais sonolenta, indisposta e até mau humorada. Nessa fase é importante fazer exercícios que te relaxem como yoga e alongamentos e, não aumentar a carga e intensidade dos treinos!
Agora, que o exercício libera endorfina, serotonina e hormônios ligados ao prazer e felicidade, isso você já sabe porque falamos sobre essa questão no último texto. Então mesmo que de maneira mais leve ou menos intensa, a prática exercícios durante todos os períodos é de extrema importância, visto que pode auxiliar na redução dos sintomas da TPM por exemplo. O mais importante de tudo é você saber ouvir e entender seu corpo, pois nosso corpo fala o tempo todo. Devemos respeitar nossos limites e adaptar os treinos de acordo com a nossa necessidade.
A decisão de treinar ou não durante um ou outro período é individual e depende somente de você! Mas, se quiser minha opinião: Vá treinar! Mesmo que de maneira leve, vá treinar! Porque eu já ouvi pessoas se arrependerem de não terem ido a academia, mas nunca ouvi falar de pessoas que foram e se arrependeram!
Até a próxima!!!