A fórmula da juventude


Por Monise Glatzl

04/12/2023 às 17h18

Muito se fala e estuda sobre a fórmula da juventude, visto que sempre foi um dos grandes desejos da humanidade. Com o avanço da tecnologia e das medicações já conseguimos aumentar e muito a nossa expectativa de vida. No entanto, a fórmula da juventude não está em pílulas, remédios e procedimentos caríssimos. Essa fonte é mais simples e prática do que a gente imagina.

O exercício físico pode atenuar e até mesmo retardar o processo biológico de declínio das funções orgânicas do organismo pois melhora a capacidade cardiorrespiratória, a reserva cardíaca, tempo de reação, força muscular, memória recente, cognição, equilíbrio, perfil lipídico, glicemia, pressão arterial, produção de colágeno e tudo aquilo que interfere diretamente na saúde e longevidade humana. Além de reduzir dores fortes, evitar pouca locomoção e dependência de terceiros.

Estudo recente comprovou que algumas principais mudanças de hábitos são responsáveis por aumentar a expectativa de vida da pessoa em até seis anos. Dentre elas estão uma alimentação balanceada, não fumar, dormir bem, hidratação adequada e praticar exercício físico no mínimo 150 minutos por semana.

AdobeStock 632228417

Incluindo esses hábitos, além do aumento da expectativa de vida, o indivíduo vai envelhecer de forma autônoma, conseguindo realizar as simples atividades do dia como atravessar uma rua, amarrar o sapato e tomar banho sem precisar de ajuda, ou seja, a pessoa envelhece de forma independente.

Então, se você quer viver mais, feliz e saudável, está na hora de refletir sobre o que você faz hoje e, se necessário mudar alguns hábitos para que lá na frente, você ainda tenha capacidade física cognitiva e me agradeça por ter lido esse texto hoje!

Movimente-se!

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.