Como preparar sua casa para o outono


Por Aletheia Westermann

14/04/2019 às 07h00

Adeus, calor! Com o frio batendo à porta, junto a ele vem a vontade de se recolher em ambientes aconchegantes e acolhedores.  Que tal adequar a casa para recebê-lo com o melhor da decoração de outono? Não são necessárias grandes reformas. Adicionando cores, tapetes, e outros itens bem pensados, é possível transformar até as salas mais frias num ambiente bem gostoso. Prepare uma xícara de chocolate quente e aproveite!

e58ead52 7037 4ccb 8fb1 872c995360ac
Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Acessórios

Mudar os acessórios é uma opção simples, prática e rápida. Como não é uma decoração definitiva, a dica vale para tudo que é fácil de ser substituído depois. Trocar a capa das almofadas por tecidos quentinhos faz a sala de estar e os quartos ganharem outra atmosfera. Além disso, as mantas em cima das poltronas, sofás e camas dão todo charme na decoração, principalmente nos dias mais frescos, pois elas trazem uma sensação maior de aconchego e ficam lindas quando bem-dispostas no espaço. E para o efeito ser perfeito vale dar preferência para a lã, veludos ou escolher tecidos flanelados. Vale também para as peles falsas. Tendência nas decorações mais descoladas, elas continuam com bastante destaque. Podem aparecer jogadas, despretensiosamente, no sofá, na mesa ou até mesmo no chão, como um tapete, deixando o local muito mais convidativo, além de mais confortável.

f8d3079e a0d7 4a08 b6f5 fcb427387fdf
Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Criando um clima!

Texturas aconchegantes são fundamentais para garantir a atmosfera invernal como a lã e o veludo, porém, o couro é outro material que aquece significativamente os ambientes. Quando usados em tons mais fechados e terrosos, como o marrom ou o caramelo, tem um efeito bastante acolhedor. E, claro, além de poder estar presente no sofá, faz bonito também em almofadas, poltronas, puffs e até detalhes menores.

f536b675 a54a 4926 9eb9 5f51a4960569
Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Para que a decoração da casa não caia na monotonia! É interessante apostar nas estampas geométricas. Essas padronagens combinam com o estilo contemporâneo, como é o caso do chevron, do xadrez e do listrado. A iluminação também ajuda. Lâmpadas amareladas deixam os ambientes mais aconchegantes e aumentam a sensação de conforto térmico.

a7e4fa80 9599 4f64 93cf dd57d3c7df5e
Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Com a chegada do outono, nada mais agradável do que chegar em casa depois de um dia exaustivo e ter por perto uma bela lareira, seja de madeira, pedra ou mármore. As opções são infinitas, desde as mais tradicionais à lenha, como também as elétricas e as portáteis, que vão fazer bonito sem precisar que se mexa na estrutura da casa.  Graças à tecnologia, hoje, as lareiras podem ser instaladas facilmente, e sem grandes reformas, em qualquer ambiente.

02474d94 1a7f 4223 bbee eb4fb6406cc0
Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Nem só as cores escuras são capazes de aquecer um ambiente. Tons terrosos são ótimas opções, pois são sempre neutros e sóbrios. O cobre é um elemento que continua forte e está em tecidos, revestimentos, papel de parede, etc. Já os matizes de preto, branco e cinza, marrons e beges são cores marcadas pela sobriedade, e podem ser usadas em qualquer espaço. O resultado é uma composição minimalista e chique.

E você, como está preparando a casa para a chegada da estação?

23d4b66c d688 4e0e be8e 14cddec77cf5

Siga nosso Instagram clicando aqui e nosso Facebook clicando aqui.

Banner1

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.