Aluna se forma sozinha em faculdade mineira e viraliza nas redes

Isadora Rezende mostrou, em suas contas de redes sociais, como foi o processo de graduação sem colegas de classe, desde as aulas até receber o diploma e ter que fazer o discurso e juramento


Por Agência Estado

26/05/2025 às 10h10

aluna forma sozinha faculdade mineira foto reproducao @isarezzennde
Foto: Reprodução @isarezzennde

Única aluna a se formar em seu curso na Universidade Federal de Lavras (Ufla), no Sul de Minas Gerais, a jovem Isadora Rezende, de 21 anos, viralizou nas redes sociais ao mostrar como foi todo o processo de formação sem colegas de classe. Na cerimônia, só havia ela jogando o capelo, o chapéu de formando, para cima. E, como única a receber o diploma, ela foi responsável por fazer tanto o discurso como o juramento.

Isadora se formou no Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT) do campus da Ufla em São Sebastião do Paraíso, pequena cidade na divisa de Minas Gerais com o Estado de São Paulo. O curso tem duração mínima de 3 anos.

Ela foi a primeira aluna a se formar no curso, cuja primeira turma começou a estudar em março de 2022. Embora a Ufla tenha 117 anos de história, o campus Paraíso foi inaugurado naquele ano.

O bacharelado é o ciclo inicial dos cursos de Engenharia na Ufal. No TikTok, Isa conta que foi a única a passar sem reprovação no ciclo básico.

“A partir do momento que eu sabia que seria a única aluna da minha turma a se formar, eu sabia que eu ia ser a única que ia fazer o discurso, o juramento… lavar o banheiro, se precisar”, brincou em um vídeo no TikTok.

Isa é a única aluna a escolher a especialização em Engenharia de Produção – por isso, ela mostra no TikTok como é a rotina de estar sozinha em aula com o professor. Mesmo sendo a única estudante, ela precisa passar em provas e apresentar trabalhos.

Em uma das postagens, ela mostra que costuma falar sozinha para estudar. A jovem também não pode faltar quando quiser e precisa avisar o professor com antecedência se vai faltar. Mas Isa afirma que vê vantagens na carreira solo.

“Eu não dependo de gente sonsa para fazer trabalho em grupo, até porque o grupo é de uma pessoa só”, brinca ela em um dos vídeos. “Outra vantagem é que eu me sinto mais confortável para dizer quando eu não entendi uma parte da matéria. Ou às vezes a matéria inteira”.

Tópicos: lavras / UFLA

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.