‘Muito emocionante’: casal de Juiz de Fora participa de velório de papa Francisco no Vaticano

Juiz-foranos esperaram por cerca de seis horas para entrar na Basílica de São Pedro e viver momento histórico 


Por Nayara Zanetti

24/04/2025 às 19h08

Mais de 90 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro, no Vaticano, para se despedir do papa Francisco. Os juiz-foranos Rose e João César Novais estiveram no local na última quarta-feira (23) e enfrentaram uma longa fila, de cerca de seis horas, para viver esse momento. “Foi muito emocionante, chega a arrepiar”, relembra João. 

Em entrevista à Tribuna, João, que já foi vice-prefeito de Juiz de Fora, comenta que nunca viu nada parecido e se diz admirado pela dedicação, paciência e respeito dos fiéis ao enfrentar o calor e o tempo de espera para poder homenagear o pontífice. 

Os dois são católicos e receberam a notícia do falecimento do papa quando estavam a caminho de Roma. “Assim que chegamos, a primeira coisa que fizemos foi ir para lá. Chegando ao local, encontramos uma multidão também e não perdemos a força, a vontade, a disposição de chegarmos até ele para vê-lo.” 

A admiração pelo papado de Francisco comove o casal, que diz estar ansioso pelo Conclave para saber qual será o direcionamento da Igreja nos próximos anos em relação às causas pessoais que o papa defendia, e o casal concordava, como questões ligadas às mulheres e pessoas LGBTQIAPN+. 

“Foi uma coincidência que nos privilegiou, estarmos aqui neste momento. Olhávamos para trás e víamos aquela multidão em silêncio. É difícil descrever o que é um papa para o mundo”, diz João. 

Tópicos: Papa Francisco

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.