Margarida garante reinauguração do Mercado Municipal em 10 de abril
Após data de entrega das obras ser alterada duas vezes, prefeita afirma que reabertura do espaço marcará os cem dias do seu segundo mandato
O Mercado Municipal de Juiz de Fora ganhou data para reabertura: 10 de abril, data que marcará o centésimo dia da segunda gestão da prefeita Margarida Salomão (PT). A informação foi confirmada pela própria chefe do Executivo, em entrevista exclusiva ao colunista da Tribuna César Romero, durante visita ao espaço na última sexta-feira (17).
Inicialmente, a Prefeitura havia estipulado o prazo de um ano para a entrega das obras, o que não aconteceu. Depois, em outubro de 2024, ao anunciar que quase 70% das obras estavam concluídas, a nova prevista para a conclusão seria fevereiro de 2025. Desta vez, um novo dia já foi definido. Além da líder do Executivo municipal, a visita ao local contou com a presença de diversos secretários.
As obras, cuja primeira etapa iniciou em 24 de agosto de 2023 tiveram o investimento de R$ 14.647.928,26, conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A prefeita Margarida acredita que o Mercado Municipal é a “âncora do processo de revitalização do Centro da cidade”.
“Começa por aqui. É uma transformação profunda. Queremos divulgar aos empreendedores que tenham interesse em se instalar aqui – onde imagino que, em breve, será um grande ‘point gourmet’ da cidade: um mercado, com características de mercado, mas com espírito de um shopping.”
A ideia, de acordo com ela, é ter no Mercado a melhor comida de Juiz de Fora. Além disso, a prefeita destaca que o segundo piso terá “oportunidades infinitas”, pois o espaço de alimentação estará atrelado à principal área cultural da cidade: uma sala de exposição, um anfiteatro de projeção, espaços para startups de diferentes áreas, entre outros. “Uma oportunidade para os produtores culturais”, ressalta.
Além disso, a Administração fez questão de reforçar que o prédio da Rua Bernardo Mascarenhas, será preservado. A secretária de Obras, Bruna Ferreira da Rocha, afirmou que parte interna (incluindo pisos e forros) foi quase inteiramente reconstruída, com o objetivo de modernizar o visual e agregar a parte de restaurantes e hortifrúti. Já o secretário de Turismo, Eduardo Crochet, destacou o espaço para exposições, com palco para apresentações musicais, teatro, cinema e outras atividades culturais – todas integradas com a gastronomia. “Será o novo point da cidade tanto para turistas como para os moradores de Juiz de Fora – o coração do Centro Histórico.”
O vice-prefeito, Marcelo Detoni, conta que o espaço foi restaurado com cuidado. “As pessoas que vierem visitar, fazer compras e até se divertir serão bem recebidas. Além disso, o mesmo vale para os empresários, já que é uma boa oportunidade – ainda restam espaços para serem ocupados”, disse referindo-se ao prazo do edital para ocupação da área gastronômica, que segue aberto até o próximo dia 6.
A secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, destacou que a conclusão das obras e entrega do espaço são o começo de uma “grande modificação” em Juiz de Fora: a revitalização no Centro da cidade. “A proximidade a diferentes pontos, como Praça da Estação e Praça Antônio Carlos, o torna o início do processo.”