Com quase 70% das obras concluídas, Mercado Municipal deve voltar a funcionar em fevereiro
Anúncio foi feito por Margarida Salomão em visita ao espaço nesta sexta-feira; prefeita ainda visitou mais duas obras em andamento na cidade
Com quase 70% das obras concluídas, o Mercado Municipal deve voltar a funcionar em fevereiro de 2025, como anunciou a prefeita Margarida Salomão (PT), em visita feita nesta sexta-feira (18). Além do espaço, prefeita visitou outras duas obras, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Manoel Honório, que será entregue em outubro de 2025, e a reforma da Praça Deputado Clodesmidt Riani, antiga Praça do Riachuelo, com expectativa de entrega para o final do primeiro semestre de 2025. A soma de investimentos nas obras visitadas atinge aproximadamente R$ 16 milhões.
A prefeita fez um passeio para conferir as novas instalações do mercado e acompanhar o processo de reforma. Segundo Margarida, em nota divulgada à imprensa, o novo Mercado Municipal possui um grande potencial turístico, gastronômico e cultural para Juiz de Fora, e que pode atrair empreendimentos significativos para a cidade. Além disso, a prefeita cita que a renovação do espaço é uma oportunidade de agregar os produtores da região com a população da cidade.
A ideia do projeto, segundo a PJF, nasceu em função de algumas diretrizes estabelecidas pela Administração municipal, em parceria com permissionários do mercado e a população juiz-forana, que buscavam melhorias para o espaço, como por exemplo, a ampliação da quantidade dos serviços oferecidos, e do Mercado Municipal como um espaço de entretenimento e cultura na cidade.
O projeto prevê a manutenção dos quiosques no térreo, com uma grande variedade de produtos voltados à atividade central do mercado, e a instalação de uma praça de alimentação no segundo andar, com restaurantes, mesas e um pequeno palco, a fim de proporcionar entretenimento. Neste mesmo piso, também haverá uma sala de exposições, para estimular o acesso a outras formas de cultura e valorizar artistas locais e da região.
No prédio anexo, onde funcionava a Secretaria de Educação, o projeto prevê um centro de artesanatos no andar térreo e um centro audiovisual no segundo andar, que possui o objetivo de fomentar essa área na cidade, além de um pequeno auditório para projeções de filmes, curtas e outros produtos. Estão sendo investidos cerca de R$ 11 milhões na reforma do Mercado Municipal. “Estamos chegando na fase de acabamento do mercado, toda a parte de infraestrutura, toda a parte de demolição, que precisavam ser feitas, já foram concluídas. Estamos com 68% da obra pronta, e muita coisa bonita já está aparecendo, onde é possível observar os detalhes que vêm tomando conta deste espaço”, cita o secretário de Obras, Lincoln Santos, também em nota.
UBS Manoel Honório
Segundo a PJF, o espaço físico da Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Honório, que fica na Rua Américo Lobo 1070, atenderá integralmente as normas de vigilância sanitária, segurança do corpo de bombeiros e acessibilidade para pessoas com deficiência física. O prédio será construído dentro de técnicas modernas, constituída por três pavimentos. “Vamos entregar uma das maiores UBSs da cidade, para atender uma região que é polo, que é referência para uma grande população”, afirma.
“Aqui irão funcionar cinco equipes de saúde da família, com várias especialidades, além de consultórios odontológicos. A região do Manoel Honório vai ficar muito bem atendida com essa unidade”, esclarece o secretário de Obras, Lincoln Santos Lima. Entre as novidades, o local terá uma plataforma elevatória para cadeirantes para total acessibilidade.
Praça Deputado Clodesmidt Riani
Como reforça a prefeita Margarida Salomão, o objetivo desta reforma é revitalizar os espaços públicos e melhorar a convivência urbana no centro de Juiz de Fora.
“A praça está sendo reformada, estamos refazendo o piso, a iluminação, o passeio, e estamos construindo áreas de lazer com cafés e banheiros. Queremos que essa praça seja adotada, como outras são, para que tenhamos maior segurança e organização dos espaços públicos. É um presente para Juiz de Fora, essa praça totalmente reformada, com uso requalificado, para enfim ser aquilo que ela deve ser, um espaço de convivência e lazer. Estamos no coração da cidade, é uma praça que vai fazer par com a Praça Antônio Carlos, também reformada, e pretendemos, adiante, fazer uma grande revisão urbanística da Avenida Getúlio Vargas. Vamos melhorar muito a convivência urbana no centro de Juiz de Fora”, explica.