Pais e alunos bolsistas repudiam discriminação ocorrida dentro de colégio particular em Juiz de Fora
Estudantes do Ensino Médio Integral do Colégio Jesuítas teriam sofrido preconceitos socioeconômicos e raciais dentro da instituição
Pais de alunos do Ensino Médio Integral do Colégio dos Jesuítas – curso gratuito, destinado ao atendimento de estudantes na faixa etária de 14 a 17 anos, e cuja família se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica – e os próprios estudantes, emitiram nota de repúdio a situações vivenciadas pelos bolsistas dentro instituição.
O texto cita “atitudes de discriminação e preconceito por parte de turmas do ensino médio matutino que têm humilhado (os bolsistas) com base em argumentos socioeconômicos, além de proferirem gritos racistas e preconceituosos”. A nota ressalta que os gritos “são uma afronta direta aos valores de diversidade e inclusão que o colégio preza”.
“É inadmissível que, em um ambiente educacional, estudantes se comportem de maneira tão desrespeitosa e insensível, utilizando desses argumentos como motivo de escárnio e humilhação”, prossegue.
Os afetados concluem a manifestação esperando que “a instituição tome medidas firmes e eficazes contra os responsáveis por essas atitudes”.
Instituição reconhece erro
Em nota encaminhada à Tribuna, o Colégio Jesuítas reconheceu que as ofensas foram feitas por alunos dentro da instituição. “O Colégio dos Jesuítas se solidariza com todos os estudantes e seus familiares diante dos casos de ofensa ocorridos durante suas Olimpíadas (ocasião em que ocorreram os atos de discriminação). A instituição reconhece seu erro ao não supervisionar a produção de camisetas e assegura que está atendendo todas famílias e alunos, mediando as relações para reestabelecer a convivência harmoniosa e respeitosa que sempre caracterizaram a escola.”
A nota segue. “O Colégio dos Jesuítas permanecerá com a agenda disponível para os diálogos neste sábado, neste domingo e na próxima semana, reforçando seu compromisso com gestos de gentileza, respeito e amor ao próximo.
O Colégio dos Jesuítas segue firme no propósito de educar, entendendo que é sempre tempo de reafirmar o amor ao próximo, a harmonia, a justiça e a esperança.”