Pista de skate do Poço Rico é inaugurada
Construção do aparelho esportivo durou aproximadamente sete meses
Foi inaugurada, na quinta-feira (1º), a pista de skate do Bairro Poço Rico, Zona Sudeste. Localizada ao lado do Viaduto Augusto Franco, o aparelho esportivo é o maior da Zona da Mata na modalidade street, de acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com 695 metros quadrados de área total.
Antes mesmo da cerimônia inaugural, realizada no início da noite de quinta, os skatistas já faziam suas primeiras manobras no local. As obras do aparelho esportivo começaram na metade de 2023 e duraram cerca de sete meses.
Participaram da cerimônia de inauguração a prefeita Margarida Salomão (PT), o secretário de Esporte e Lazer (SEL) Marcelo Matta e representantes da Associação Juizforana de Skate (AJS). A chefe do Executivo municipal exaltou Juiz de Fora como polo esportivo da região. “Esse equipamento abre perspectivas para que a gente tenha uma prática esportiva de alto nível, com competições internacionais, inclusive, acontecendo aqui. Evidentemente, isso contribui para que Juiz de Fora se reforce como um polo esportivo e cultural, que é bom do ponto de vista econômico e do ponto de vista da convivência na cidade”, define.
O secretário Marcelo Matta avalia que a nova pista de skate tem infraestrutura para atender a competições de diferentes níveis da modalidade. “A pista está dentro das exigências técnicas e os praticantes vão estar aqui ocupando espaço ao longo dos anos. Pensando no skate enquanto modalidade esportiva, é extremamente importante para esse esporte olímpico. O Brasil tem representatividade internacional e Juiz de Fora hoje integra esse circuito”.
O presidente da AJS, Mateus Gomes, também comemorou o novo espaço. “A pista vai render muitos frutos, muita coisa vai acontecer aqui. A Associação vai continuar a caminhada para que a gente possa fazer muitos eventos, muitos projetos e elevar o nível do skate na cidade, que a gente sabe que já é muito alto. É um dia muito feliz para todos nós, porque o espaço é de muita união, muita alegria. Que seja um lugar que toda a comunidade possa vir e se divertir”, projeta.
“Vitória para quem está lutando há muito tempo”
O skatista João Fernandes, de 24 anos, celebrou a inauguração da nova pista e lembrou da falta de estrutura que a modalidade enfrentou na cidade. “A pista representa um grande passo para o skate juiz-forano, porque ela realmente oferece condições para a prática do esporte, para o treino, para a galera mais nova evoluir, porque está tudo perfeito para a galera andar. Isso aqui representa principalmente uma vitória para quem já está lutando há muito tempo. Conheço gente das antigas que começou a andar de skate sem nem ter pista na cidade. Isso é uma conquista”.
O projeto foi realizado por um arquiteto especialista em obras do tipo, que foi contratado por meio de uma parceria com a Rio Ramp Design e com a participação da AJS. A pista do Poço Rico conta com nove obstáculos, dentre caixas, banco, hubbas, rampas, palco e escada, além de um bowl com 1,30m de profundidade de um lado e 1,70m do outro, com 88m² de área.
PAC segue como ponto de encontro
O novo aparelho foi construído para substituir a primeira pista de Juiz de Fora, localizada na Praça Antônio Carlos, e que foi demolida para a execução do projeto de revitalização do local. Mesmo com a retirada da pista de skate, a PAC continua sendo um ponto de encontro de skatistas, conforme mostrado pela reportagem da Tribuna em dezembro.
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva