Bahamas se destaca entre as empresas varejistas com maior faturamento no Brasil
Grupo alcançou a 47ª posição no ranking realizado pelo Ibevar, com faturamento bruto total superior a R$ 3 bilhões
O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), divulgou o ranking 2023 com as empresas varejistas que mais se destacaram no Brasil. O levantamento avaliou as categorias eficiência, faturamento, imagem e desempenho financeiro. Entre as 120 empresas com o maior faturamento, o Grupo Bahamas alcançou a 47ª posição, com faturamento bruto de R$ 3,7 bilhões.
No total, as 120 empresas do varejo nacional que aparecem no ranking representam quase 30% do consumo de bens no país. Quem lidera o ranking é o Grupo Carrefour. O estudo é feito com base em balanços divulgados pelas próprias empresas e publicações especializadas sobre o segmento. O documento também indica as empresas que mais cresceram no período de 2021 e 2022 nos diversos setores e, neste ranking, o Bahamas ocupou a oitava posição no segmento de super, hiper e atacado.
Além disso, ainda entre supermercados, hipermercados e atacadistas, o Bahamas ficou na 23ª posição do ranking nacional de faturamento, sendo o segundo colocado entre os atacadistas no interior do estado de Minas Gerais. Atualmente, o empreendimento conta com 75 unidades em operação. “Esses resultados refletem todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Grupo Bahamas, que seguirá investindo cada vez mais na expansão de seus negócios para levar a todos os clientes os melhores produtos, com o compromisso de prezar pela qualidade e pelos preços baixos”, destaca o grupo, por meio de sua assessoria.
O diretor da FIA e professor da USP Roberto Sbragia pontua que os rumos do varejo estão suscetíveis a diferentes cenários de acordo com as mudanças do comportamento do consumidor, da tecnologia e de outros fatores, e o levantamento apresenta uma análise do mercado. “A FIA, ao se associar à iniciativa do Ibevar para reconhecer as empresas do varejo que tiveram desempenho diferenciado, está segura de que essa premiação as estimulará a envidarem esforços redobrados na busca de inovações que contribuam para confirmar o protagonismo do setor e ajudar a tornar o país economicamente mais competitivo e socialmente mais justo, além de ambientalmente conformado.”