JF tem 27 denúncias apuradas em operação de combate à violência contra o idoso
Delegacia de JF atendeu 153 vítimas, realizou 63 visitas e diligências, lavrou oito TCOs e instaurou 19 inquéritos policiais
O Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou, nesta sexta-feira (4), a Operação Vetus, com foco na defesa dos direitos humanos de todos os cidadãos e, de modo especial, da pessoa idosa. A ação foi coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério e foi realizada em conjunto entre as Polícias Civis dos 26 estados e do Distrito Federal, com o objetivo principal de enfrentamento à violência contra idosos.
A operação se estendeu pela Zona da Mata e, de acordo com o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora – que compreende as delegacias regionais de Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Muriaé e Viçosa -, o balanço de ações no âmbito do departamento contabiliza a prisão de cinco pessoas; o atendimento a 205 vítimas; a ocorrência de 114 visitas e diligências nas residências dos idosos; a apuração de 73 denúncias e o cumprimento de sete medidas protetivas. Além disso, 38 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO’s) foram lavrados e 59 inquéritos policiais instaurados.
Em Juiz de Fora, a delegacia regional atendeu 153 vítimas, realizou 63 visitas e diligências, apurou 27 denúncias, lavrou oito TCO’s e instaurou 19 inquéritos policiais.
Durante coletiva de imprensa sobre a Operação Vetus, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou que a violência contra o idoso “é um crime de grande gravidade, que traz um alto impacto na vida de um ser humano no sentido de tirar a dignidade justamente num momento da vida em que está mais fragilizado”, ressaltou.
O ministro disse ainda que, “acima de tudo, este é um trabalho de aplicação prática dos princípios do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que são cooperação e atuação conjunta, coordenada e sistêmica dos órgãos de segurança pública.
A Operação Vetus contou com o engajamento de todas as delegacias especializadas do país, o maior número de efetivo já empregado numa operação policial.
Investigação e apuração de denúncias
A operação integrada teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), quando foram iniciados os trabalhos de investigação e de apuração de denúncias pelas polícias civis estaduais.
Até as 13h, desta sexta, conforme o Ministério, foram apuradas 11.968 denúncias, com o atendimento de 12.735 vítimas e a prisão de 480 agressores em 1.410 municípios em todo o país.