Baeta vence o Bahia de Feira e se classifica para as oitavas de final da Série D
Artilheiro Fabinho Alves marca o único gol do triunfo em Feira de Santana; adversário juiz-forano será um goiano, conhecido neste sábado
Nesta sexta-feira (27), o torcedor do Tupynambás certamente volta a gritar, com orgulho, que o Baeta é bronca. Em atuação na Arena Cajueiro, em Feira de Santana (BA), pela última rodada da fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro, o Leão do Poço Rico fez partida consistente defensivamente, eficiente no ataque e venceu o Bahia de Feira por 1 a 0, confirmando sua classificação para as oitavas de final da competição. Fabinho Alves, artilheiro da equipe juiz-forana na quarta divisão com 9 gols, marcou o tento único da partida aos 37 minutos da etapa inicial.
Com o resultado, o Tupynambás chegou aos 23 pontos, no quarto lugar da Chave A-6. Também avançaram Brasiliense (1º), Gama (2º) e Atlético-BA. O adversário do Baeta no mata-mata será o primeiro colocado do Grupo A-5, ainda não conhecido. Já se sabe, no entanto, que o oponente é um goiano. Isto porque a Aparecidense, atual líder desta chave, além de Goiânia e Goianésia, segundo e terceiro lugares, brigam pela ponta na última rodada, realizada às 16h deste sábado (28).
As equipes
O Baeta, escalado pelo técnico Guiba, atuou com Arthur; Lucas Santos, Eduardo, Marcos Alemão e Adriano Silva; Guilherme e Albert; Wellington Batista, Bruno Vieira (Nunes) e Fabinho Alves (Adriano); Ygor Vinícius.
Já os donos da casa, do treinador Arlindo Lira, se apresentaram com Marcão; Deca, Paulo Paraíba, Emílio (Tico) e Alex Cazumba; Jarbas e Jaíldon; Chael (Pelé), Breno e Hércules; Deon.
Susto aos 7
A primeira finalização da partida já acelerou os batimentos cardíacos dos torcedores do Baeta. Aos 7 minutos, o Bahia de Feira chegou pela direita de ataque e, após cruzamento na área, o atacante Deon cabeceou bola na trave diireita do goleiro Arthur, antes da defesa juiz-forana afastar o perigo da área. O lance, no entanto, não desencadeou uma pressão mandante.
Até os 28 minutos, no entanto, o Baeta também não havia chegado ao gol adversário, posicionado quase todo no seu campo defensivo e buscando contra-ataques. A primeira defesa do goleiro Marcão veio em chute rasteiro de Ygor, de média distância. Mas quando a etapa seguia morosa, Fabinho Alves apareceu. Aos 37, após bola rebatida pela zaga baiana, Albert cabeceou para dentro da área na direção do artilheiro do Baeta, que acertou um bonito chute sem pulo, abrindo o placar e aumentando a vantagem juiz-forana.
Arthur brilha
O tento juiz-forano não alterou o cenário da partida, incluindo sua sequência na etapa final. O Bahia de Feira possuía a bola e tinha dificuldades em chegar à área do Baeta para finalizar. Nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, o goleiro Arthur foi exigido em três vezes, curiosamente em finalizações rasteiras de fora da área. Aos 19, nova defesa em cabeceio de Deon. A principal intervenção do arqueiro, contudo, veio aos 32, quando Deon recebeu cruzamento livre na área e testou para o gol, com Arthur mostrando bom tempo de reação e espalmando a bola para a linha de fundo.
Enquanto o time comandado por Guiba mastigava a partida, jogando com o relógio, o Bahia de Feira pouco produzia ofensivamente. O tempo passava e o treinador do Baeta fortalecia seu sistema defensivo com a inserção do zagueiro Adriano no lugar de Fabinho. Aos 48 e 50, Lucas, com chute da direita no travessão, e Wellington, de finalização defendida por Marcão, quase ampliaram a vantagem, que acabou mantida até o apito final do árbitro.
Tópicos: baeta / série d / tupynambás