Vacinação contra gripe atinge quase 50% do público-alvo em Juiz de Fora
Percentual de imunização salvou de 31,5% para 48,73% após Dia D de Imunização contra a Gripe
Quase 50% do público-alvo da vacinação contra a gripe em Juiz de Fora foi atingido após o dia D de vacinação, realizado no último sábado (12), de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, da Secretaria de Saúde. Segundo dados apresentados, 63.310 pessoas, ou 48,73%, estão imunizadas. Antes da ação de sábado, o percentual informado era de 31,5%. A meta é atingir 90%, somando um total de 112.935 vacinados até 1º de junho.
Das crianças dentro da faixa etária prevista, residentes no município, 8.346 foram imunizadas, o equivalente a 31,08% do total. Já trabalhadores da saúde estão com índice de 30,38%, percentual equivalente a 6.216 vacinas. Também foram vacinadas 1.666 grávidas (36,49%), 418 puérperas (54,15%), 44.218 idosos (61,84%) e 2.410 profissionais de educação (43,35%).
As vacinas seguirão disponíveis nas unidades básicas de Saúde (UBS’s), no Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, no Departamentosde Saúde da Criança e do Adolescente (DCSA), que fica na Rua São Sebastião, 772, Centro, e no Departamento de Saúde e do Idoso (DSI), localizado na Rua Batista de Oliveira, 943, Centro, quase esquina com Avenida Itamar Franco.
A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A dose é contraindicada para pessoas que têm histórico de reação grave a doses anteriores ou alergia grave a ovo de galinha. É recomendado adiar a vacinação por dez dias nas pessoas que apresentam doença aguda grave.
O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, mães com bebês de até 45 dias, gestantes (puérperas), trabalhadores da área de saúde, idosos, doentes crônicos e professores das redes pública e privada.
Nove casos na região
Já o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), divulgado nesta segunda-feira (14), aponta que Juiz de Fora é uma das seis cidades da região com casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada pelo vírus da gripe. Visconde do Rio Branco, Leopoldina, Laranjal, Ubá e Muriaé também já tiveram registros confirmados da doença, considerada uma forma mais grave da gripe. No total, 53 casos da síndrome foram confirmados no estado somente neste ano, além de dois óbitos.