Ibitipoca poderá receber 1.200 visitantes por dia no feriado
Redução no número de entradas para 600, acertado com Ministério Público, ainda não está em vigor
Apesar do acordo entre Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Instituto Estadual de Florestas (IEF) para redução do número de visitas diárias do Parque Estadual de Ibitipoca para 600, a unidade de conservação segue recebendo o máximo de 1.200 pessoas durante os dias de visitações. A informação foi confirmada pelo IEF, gestor da unidade, que ainda não regulamentou a portaria para diminuição do quantitativo. Com isso, o número de ingressos no feriado do Dia do Trabalhador, no dia 1º de maio, não será reduzido pela metade.
Segundo o acordo estabelecido com MPMG, o IEF tem até 60 dias para cumprir a exigência, que foi assinada no início de abril. De acordo com o órgão florestal, uma portaria será publicada para que a diminuição seja efetivada na unidade. Questionado sobre prazos para cumprimento da resolução, o IEF informou que a documentação está em análise da Procuradoria do órgão, vinculado ao Poder Executivo.
Firmado no último dia 2, o Termo de Acordo entre MPMG e IEF inclui diversas medidas que visam à preservação e recuperação da unidade de conservação, além da segurança dos visitantes. Entre as exigências estão a realização de diagnóstico completo dos danos ambientais existentes, por meio de novo estudo de capacidade do parque; implementação de sistema eletrônico de venda de ingressos na portaria do Parque, com a respectiva cancela eletrônica integrada ao sistema; e adoção de medidas para minimizar o processo erosivo dentro da unidade de conservação, assim como a fiscalização e recuperação das cavidades alvos de pichação.
LEIA MAIS:
As exigências fazem parte das ações no âmbito do inquérito civil, instaurado na Promotoria de Justiça de Lima Duarte, que já investigava irregularidades no local. O prazo para cumprimento desses itens, com exceção da redução pela metade do quantitativo de visitantes, varia entre 180 e 360 dias, contados a partir do acordo.
Em nota, o IEF garantiu que vai realizar e cumprir todos os estudos e medidas do acordo, dentro dos prazos estabelecidos.