Terrorismo mata mais é no Brasil
Vanderlei Tomaz, Colaborador
O terrorismo mata mais de cem brasileiros todos os dias! O que aconteceu na Espanha (e também já ocorreu na França, Suécia, Inglaterra, nos Estados Unidos, etc.), vitimando dezenas de inocentes, merece toda a nossa indignação. Em nome de uma interpretação errada da fé, radicais dito “religiosos” provocam uma carnificina sem precedentes nesses países.
Todo o nosso repúdio a tamanha covardia precisa ser demonstrado, e nossos líderes devem se unir em represália aos atos terroristas. Mas o que aconteceu ali acontece todos os dias no Brasil das formas mais diversas. E de igual maneira merece o nosso luto e nossa reprovação.
Centenas de brasileiros morrem diariamente de maneira violenta. Somem, ao final de cada dia, todas as mortes que acontecem no país por imprudência no trânsito, desabamentos de construções em áreas de risco, homofobia, racismo, violência doméstica, latrocínios, balas perdidas, brigas de torcidas e por todas as formas de crimes praticados por adolescentes, jovens e adultos motivados pelo narcotráfico. Também os crimes que levam à morte de policiais, mulheres, idosos e índios. Sem contar aquelas que acontecem pela ganância e omissão, como as dezenas ocorridas em Mariana (pela Samarco, Vale e BHP) e como as centenas que aconteceram na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul.
É preciso lembrar, porém, outras formas de terrorismo moderno, como a corrupção, que desvia recursos que seriam destinados a saúde, educação, segurança, moradia, saneamento básico e assistência social e provoca mortes nos hospitais, e fora deles, por falhas no atendimento ou por sua falta.
E as epidemias silenciosas? Não declaradas oficialmente? Matamos também por negligência na prevenção. Um crime bárbaro e, igualmente, hediondo. O abandono também mata! São incalculáveis essas perdas diárias de irmãos nossos. É a terceirização do terror. Mata-se de forma indireta. Um horror diário!
Por tudo isso, ao final de cada dia, constatamos que centenas de brasileiros também morreram de maneira violenta. O Brasil já vive um clima interno de guerra! E este luto precisa estar mais visível. Esta indignação deve ficar sempre à mostra. Nossos terroristas são mais cruéis do que os dos outros!
Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 35 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.