Olhar sobre a terceira idade


Por Júlio Black 

29/05/2017 às 21h20- Atualizada 29/05/2017 às 21h36

pitico fernando
A relação entre o envelhecimento, cidade e situações cotidianas é o tema das crônicas de Pitico (Foto: Fernando Priamo)

O escritor José Anísio “Pitico” da Silva trabalha desde 1988 como assistente social e, na década de 90, se especializou em gerontologia (ciência que estuda o envelhecimento). Foi este contato com a terceira idade que fez com que ele começasse na década passada a escrever uma série de crônicas sobre o assunto, que agora estão reunidas no livro “Esse é o meu lugar: Crônicas sobre envelhecimento, cidades e vida”, com lançamento nesta terça-feira, às 18h30, no Espaço Bem-Estar.

O livro reúne 30 crônicas que Pitico escreveu na última década, muitas delas já publicadas na Tribuna, resultado em sua maioria da vivência e escuta profissional com a terceira idade. “A gerontologia busca sensibilizar a sociedade e o poder público no sentido de direcionar para um envelhecimento mais cidadão das pessoas”, explica o escritor, que se diz preocupado com o relacionamento da cidade – e vice-versa – e que busca por meio da crônica provocar debates sobre a questão, mas de uma forma leve.

“Minha pretensão é apresentar um tema difícil, árido, por meio das crônicas, buscando conscientizar as pessoas de uma forma leve, informal. É importante destacar que precisamos ter políticas públicas para permitir um envelhecimento digno das pessoas, mostrar a segregação social em que a velhice é colocada”, reforça Pitico, que ainda apresenta na CBN Juiz de Fora, toda quinta-feira, a coluna “Melhor idade”.

 “Esse é o meu lugar”
Lançamento do livro de crônicas de José Anísio “Pitico”. Nesta terça-feira, 30, às 18h30, no Espaço Bem Estar (Rua Santo Antônio 1.048)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.