Emissão de carteira de trabalho segue paralisada


Por Juliana Netto

11/07/2016 às 12h20

O serviço de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) segue interrompido sem previsão para ser retomado. De acordo com a gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Juiz de Fora, Carla Beatriz de Castro Barros, questões internas impedem o retorno do serviço, paralisado desde o dia 6 de junho para a atualização do sistema. “Em função dessa atualização, os conveniados ainda não estão aptos a atender”, explica a gerente regional.

Além da sede do MTE, a Câmara Municipal e a unidade de atendimento integrado (UAI), localizada no Independência Shopping, prestam serviço de emissão da carteira de trabalho.

Orientação
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) garante que os trabalhadores que forem admitidos sem possuir uma carteira de trabalho podem assinar o documento em um prazo de até 30 dias após a contratação. Para isso, o contratante deve fazer um registro com a data de admissão, salário, forma de pagamento e benefícios.

Para emissão da carteira de trabalho é necessário levar uma foto 3×4, comprovante de residência e documento de identificação original (RG, certidão de nascimento, casamento ou certificado de reservista).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.