Alunos da UFJF realizam lançamento de minifoguetes
A equipe de foguetemodelismo fará, pela primeira vez, um lançamento de minifoguetes para o público na Praça Cívica
Para comemorar os 60 anos do Sputnik, primeiro satélite artificial da Terra, lançado dia 4 de outubro de 1957, pela antiga União Soviética, alunos de vários cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), integrantes da equipe Supernova Rocketry, vão lançar, neste sábado (7), minifoguetes, das 8h às 12h, na Praça Cívica da UFJF.
A Supernova, criada em abril de 2015 por 32 alunos dos cursos de Química, Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica, além de Rádio, TV e Internet, é o primeiro grupo de competição de foguetemodelismo da Zona da Mata. Juntos, estes setores trabalham para projetar, construir e lançar miniaturas de foguetes. Neste ano, a Supernova Rocketry conquistou o terceiro lugar em um festival nacional, em Curitiba, e neste sábado irá se apresentar pela primeira vez ao público, em Juiz de Fora.
Segundo o diretor de finanças e RH da equipe, Gabriel Rocha, a ideia é, além de comemorar os 60 anos do lançamento do Sputinik, fazer uma divulgação científica para a população. “Queremos divulgar o nosso trabalho, pois tem muita gente que não sabe da importância do Sputinik para o desenvolvimento tecnológico. Por segurança, iremos realizar lançamentos de foguetes de até 30 centímetros, construídos com papel-cartão, que atingem de 50 a 100 metros de altura. Mas construímos outros modelos de PVC, com motores mais potentes e, durante o evento, estaremos com um stand para mostrar ao público todo o processo, além termos brincadeiras para as crianças”, explica Gabriel.
Os 60 anos do lançamento do Sputinik também está sendo lembrado por amantes do foguetemodelismo em todo país. Segundo Gabriel Rocha, vários eventos estão acontecendo durante esta semana pela Brazilian Association of Rocketry (BAR), sigla em inglês para Associação Brasileira de Minifoguetes.