Inteligência Artificial (IA) na educação infantil não é “futuro, é o presente
IA na educação infantil não é “futuro”: já está aliviando a carga extraclasse e ajudando professoras a personalizar o ensino no Brasil. Pesquisas da OCDE e da New York University mostram ganho de tempo, melhores relatórios e mais foco na criança.
O Tribuna no Ar recebeu o pesquisador Dr. Américo Amorim, da NYU, para explicar como a IA pedagógica pode reduzir burnout, ampliar equidade e fortalecer vínculos entre escola e família.

De acordo com o levantamento TALIS 2024, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 56% dos professores brasileiros já utilizam IA em seu cotidiano, um índice bem acima da média dos países da organização, que é de 36%. Os usos mais comuns envolvem a criação de planos de aula (77%), adaptação automática de atividades conforme o nível do aluno (64%) e o acesso a novos conteúdos e estratégias pedagógicas (63%).
O Tribuna no Ar é um dos programas mais completos e dinâmicos do rádio juiz-forano. Com duas horas de duração, ele traz um panorama atualizado das principais notícias de Juiz de Fora e região, além de análises, entrevistas e quadros especiais que abordam temas variados.
Acompanhe ao vivo pelo portal Tribuna de Minas e no canal do YouTube.









