Inteligência Artificial (IA) na educação infantil não é “futuro, é o presente


Por Natália Mancio

25/11/2025 às 08h49- Atualizada 25/11/2025 às 14h46

IA na educação infantil não é “futuro”: já está aliviando a carga extraclasse e ajudando professoras a personalizar o ensino no Brasil. Pesquisas da OCDE e da New York University mostram ganho de tempo, melhores relatórios e mais foco na criança.

O Tribuna no Ar recebeu o pesquisador Dr. Américo Amorim, da NYU, para explicar como a IA pedagógica pode reduzir burnout, ampliar equidade e fortalecer vínculos entre escola e família.

foto para portal

De acordo com o levantamento TALIS 2024, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 56% dos professores brasileiros já utilizam IA em seu cotidiano, um índice bem acima da média dos países da organização, que é de 36%. Os usos mais comuns envolvem a criação de planos de aula (77%), adaptação automática de atividades conforme o nível do aluno (64%) e o acesso a novos conteúdos e estratégias pedagógicas (63%).

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