Proximidade de árvore com rede elétrica e crescimento da raiz causam problemas


Por Nathália Elis Fontes*

06/06/2024 às 15h02- Atualizada 06/06/2024 às 17h18

vu arvore
(Foto: Contribuição do leitor)

Um leitor, que preferiu não ser identificado, relatou à Tribuna sobre os problemas de uma árvore na calçada da Rua Raimundo Cravo, número 470, no Bairro Parque Independência, Zona Nordeste de Juiz de Fora. Segundo o leitor, as folhas e os galhos da árvore estão alcançando a fiação, e as raízes, destruindo os pisos da calçada e da garagem de sua casa.

Uma das preocupações é em relação à possibilidade de curto-circuito, sobretudo no período chuvoso, causando a interrupção no fornecimento da energia elétrica, além da possibilidade de choque elétrico. Ele também contou que já foram feitos pedidos de poda da árvore, sem êxito.

Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora orientou que “é necessário que o cidadão realize o pedido de retirada dos galhos diretamente na Cemig”. Quanto ao problema com a calçada, o Executivo pontua que “o dano causado pelo tronco é comum quando a construção da calçada é realizada pelo proprietário do imóvel sem respeitar a ‘gola’ (espaço livre de concreto ao redor da árvore). Assim, os galhos crescem em direção à superfície. É necessário que a calçada seja refeita pelo proprietário, respeitando a legislação”.

Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 98405-5888, ou para o e-mail [email protected].

arvore raiz vu
(Foto: Contribuição do leitor)

Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 98405-5888, ou para o e-mail [email protected].

*Estagiária sob a supervisão da editora Fabíola Costa

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.