Pressionado, JF Vôlei visita o Voleibol Alta Floresta na Superliga B

Com técnico interino, equipe poderá retornar ao G-6 da competição; partida acontece às 20h em Alta Floresta-MT

Por Vinicius Soares

07/03/2024 às 06h00 - Atualizada 06/03/2024 às 16h45

Central Pablo (camisa vinho) do JF Vôlei atacando equipe do Maringá Vôlei
JF Vôlei pode voltar ao G-¨da Superliga B em caso de vitória (Foto: Felipe Couri)

Depois de perder no tie-break para o Maringá Vôlei em Juiz de Fora, o JF Vôlei irá buscar a reabilitação na Superliga B nesta quinta-feira (7), contra o Voleibol Alta Floresta, no Ginásio Pezão, em Alta Floresta (MT). A partida, que acontece às 20h, abre a oitava rodada da divisão de acesso, antepenúltima da primeira fase do certame. O jogo terá transmissão do Canal Vôlei Brasil, através do canal NSports no YouTube.

No último sábado (2), o JF Vôlei recebeu o Maringá Vôlei no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos. A equipe paranaense chegou a abrir 2 sets a 0, com parciais de 32/30 e 25/18, mas o time juiz-forano buscou o empate, com parciais de 30/28 e 27/25. Apesar de reagir na partida, o JF Vôlei não conseguiu manter o ímpeto, e acabou sendo derrotado no tie-break, com parcial de 15/11.

Com o resultado, a equipe somou um ponto e se manteve na oitava posição, duas abaixo da zona de classificação, com 12 pontos. Apesar do revés, a diferença para o G-6, que era de um ponto, não existe mais. Porém, o Brasília Vôlei, sexto colocado, leva vantagem nos critérios de desempate sobre os juiz-foranos.

O Voleibol Alta Floresta, por sua vez, vem de vitória na Superliga B. Também no último sábado (2), a equipe bateu o Brasília Vôlei, em Taguatinga (DF), por 3 sets a 1, com parciais de 26/24, 29/27, 15/25 e 25/22. O time mato-grossense não mudou de posição na tabela, apesar do bom resultado, e segue na nona colocação, com 9 pontos.

Sem tempo para lamentações

jf volei 2 felipe couri
Equipe do Maringá Vôlei venceu confronto direto contra o JF Vôlei em Juiz de Fora (Foto: Felipe Couri)

Em uma partida com tanta alternância no domínio do jogo como a do último sábado, os detalhes são decisivos para determinar o vencedor. Para o líbero Bruno Bello, a falta de capricho no saque foi algo que atrapalhou o JF Vôlei no confronto contra o Maringá Vôlei. “Alguns erros, como no saque, e nos momentos de ataque, principalmente depois do 20º ponto, atrapalhou um pouco a gente no primeiro e no terceiro sets. Esse momento do jogo é quando a equipe tem que manter uma consistência, uma concentração maior, porque é a hora de fechar o set”, avalia.

Porém, Bello afirma que os erros cometidos e a derrota de sábado já estão no passado, e que, nessa maratona de jogos na reta final da primeira fase da Superliga B, o foco deve ser sempre a próxima partida. “É muito importante se reabilitar na reta final, e o bom dessa sequência é que não dá tempo de ficar se lamentando quando perde, nem vangloriando muito quando ganha um jogo”, analisa o líbero.

Físico e mental juntos

Em 11 dias, o JF Vôlei irá disputar as suas três últimas partidas pela primeira fase da Superliga B. Para suportar a sequência de jogos e viagens, e conquistar a classificação para os play-offs, Bello entende que o trabalho de preparação física e mental devem andar juntos.

“Nós vamos fazer um trabalho com nosso preparador físico, o Gustavo, junto com a comissão técnica, para ver o que melhorar durante esses dias, e tentar trabalhar da melhor forma possível, tanto físico na academia, quanto na quadra. E estudar as equipes adversárias, para encontrar um caminho bom para os próximos jogos. Temos três jogos importantes que nos podem levar à classificação”, diz o atleta.

Mudança no comando

Após a derrota de sábado, o JF Vôlei anunciou, na última terça-feira (5), que o técnico Daniel Schimitz deixou o comando do time profissional da equipe. De acordo com o comunicado divulgado nas redes sociais, o diretor técnico Maurício Bara assume interinamente a liderança da comissão técnica da equipe juiz-forana, enquanto Schimitz voltará a treinar as categorias de base.

Escalação do JF Vôlei

Para o jogo contra o Voleibol Alta Floresta, o único desfalque é o central e capitão do JF Vôlei Pilan, que está em trabalho de transição, e foi poupado para o jogo contra o Rede Cuca Vôlei, na terça-feira (12), em Juiz de Fora. Portanto, o técnico interino Maurício Bara deverá escalar a equipe com os ponteiros Índio e Viller, os centrais Gabriel Pereira e Pablo, o levantador Felipe, o oposto Timba e o líbero Bruno Bello.

*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva


Mais podcasts