Dia Mundial da Água


Por Wilson Acácio, porta-voz da Rede Sustentabilidade de Juiz de Fora

22/03/2017 às 08h28- Atualizada 22/03/2017 às 09h00

“Essa água brilhante que corre nos rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados” (trecho da carta do cacique Seattle, da tribo Suquamish, escrita em 1855, enviada ao então presidente dos EUA, Francis Pierce, que pretendia comprar o território indígena).

A água está presente em quase todas as religiões – cristianismo, hinduísmo, judaísmo, islamismo, xintoísmo, wicca, etc. – e é símbolo de pureza e fonte de vida! Cada religião tem peculiaridades em relação à utilização da água. Nas religiões cristãs, por exemplo, ela é usada para o batismo, simbolizando o nascimento de um novo ser. A água lava o corpo, consequentemente, purifica-o; daí sua simbologia sagrada nas religiões.

Devido aos sérios problemas que hoje vivenciamos em escala mundial referentes à água, com certeza, constitui-se na atualidade a questão mais importante para a humanidade. Cientistas, empresários, líderes religiosos, organizações não governamentais sugerem que haja um pacto social mundial em relação à água.

Segundo o teólogo Leonardo Boff: “Podemos fazer uma afirmação segura e indiscutível: a água é um bem natural, vital, insubstituível e comum”. Boff coloca ainda para debate um assunto interessante: “A água é fonte de vida ou de lucro? É um bem natural vital ou um bem econômico?”. Segundo ele, ambas as dimensões não se excluem, mas devem ser diretamente relacionadas nos dias de hoje.

Preocupado com os sérios problemas da degradação ambiental que acontecem atualmente no mundo – incluindo a poluição das águas, as alterações climáticas, o consumismo desenfreado, etc. -, em 2015, o Papa Francisco publicou a Encíclica “Laudato si” (Louvado sejas; subtítulo: “Sobre o Cuidado da Casa Comum”), na qual critica e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater os sérios problemas socioambientais mundiais. O coração da proposta da Encíclica é a ecologia integral como novo paradigma de justiça; uma ecologia que integre o lugar específico que o ser humano ocupa neste mundo e as suas relações com a realidade que o circunda.

Em março de 2018, o Brasil sediará o “8º Fórum Mundial da Água”, que é o maior evento global sobre o tema. Mais de 30 mil representantes, de cerca de cem países, estarão presentes, cujo tema central será “Compartilhamento da água”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.