Quem será seu vereador?
“É muito importante que seu futuro representante possua valores éticos coerentes com os seus, um ponto de vista ideológico semelhante e defenda causas parecidas.”
Na eleição deste ano estaremos escolhendo um representante para uma das 23 vagas no Legislativo Municipal. Poucos sabem, mas o vereador tem como função básica representar os seus interesses perante o poder público, elaborar leis municipais e fiscalizar as ações do poder executivo. Então como escolher bem seu representante para ocupar a Câmara Municipal? Sem dúvida, uma das escolhas políticas mais importantes do cidadão, pois a vida acontece é nas cidades.
Existem várias opiniões a respeito da escolha certa a fazer, porém, uma das coisas mais importantes é analisar as opções que se apresentarem e escolher quem mais te representa. Não tem escapatória, precisamos nos politizar, e a primeira coisa a fazer é pesquisar sobre os candidatos usando boas fontes com informações confiáveis. Você pode buscar em sites oficiais da Justiça Eleitoral ou em meios de comunicação sérios.
Eu particularmente estudo o histórico pessoal e profissional do candidato, bem como se seu discurso no passado bate com sua atuação dentro e fora do período eleitoral. Outra dica importante é saber se seu candidato é ficha limpa perante a justiça, pois o bom candidato respeita a legislação. É muito importante que seu futuro representante possua valores éticos coerentes com os seus, um ponto de vista ideológico semelhante e defenda causas parecidas. Se pergunte sobre o que você gostaria de ver ser colocado em prática na sua cidade e escolha alguém que possua as prioridades semelhantes. Se você chegou a um candidato, ótimo.
Mas se você quer mais do que somente ir votar, uma outra opção é o engajamento político cidadão, ou seja, se unir pro-ativamente a um pré-candidato, ainda na pré-campanha, e contribuir na construção de um projeto coletivo de mudança cidadã coerente com os seus valores. A ideia pró-ativa é a que dará a você eleitor um canal aberto com um possível representante de seus anseios, e que durante os próximos quatro anos te dará a possibilidade de participar coletivamente do mandato. Nesse caso, o caminho é mais longo.
Busque conhecer o passado do partido ao qual ele é filiado. O conjunto de ideias que o partido defende é balizador, pois se seu candidato for eleito, ele terá que governar seguindo os ideais do partido do qual ele faz parte, e provavelmente terá que fazer alianças. Fique atento se as promessas do seu candidato são coerentes com as funções do vereador: legislar e fiscalizar. Se o candidato está prometendo realizar obras ou ampliar vagas em escolas, etc, fique alerta, pois essas são atribuições do prefeito. As promessas também devem ser possíveis de serem cumpridas no período de mandato de quatro anos.
Achou a quem se aliar? Agora é trabalhar junto com seu candidato para tentar elegê-lo.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.