MELHORIA NA QUALIDADE
Um dos trajetos de ônibus interestaduais mais utilizados no país é também o campeão de reclamações na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Ora, imagina-se que um serviço que esteja sendo muito utilizado seja referência, mas não é o que ocorre, diante da falta de opções para o trecho Juiz de Fora-Rio de Janeiro.
A denúncia foi divulgada na edição de domingo da Tribuna, que mostra as queixas de usuários da Util, empresa que, só em 2015, recebeu 1.386 registros de problemas no órgão regulador. É como se uma média de quatro pessoas reclamasse diariamente do serviço prestado. Apesar de ser a viação com mais contestações em nível nacional, ela continua operando, enquanto seus usuários se mobilizam nas redes sociais e também através da criação de um e-mail para tentar levar a situação ao Procon e ao Ministério Público.
Este quadro se transforma em um problema a mais para quem já enfrenta a rotina estressante das estradas brasileiras. O que era para ser preocupação natural de uma viagem passa a ser medo. Entre os problemas relatados estão falhas mecânicas que comprometem o itinerário e atrasos nas viagens. Os usuários, porém, se mantêm mobilizados e pretendem lutar pelos seus direitos.
Mesmo que a solução não venha a curto prazo, esta mobilização serve de exemplo para que um serviço, que é concessão pública, tenha melhoria na qualidade. Só com a insistência da população, os serviços, em geral, serão mais eficazes. Neste caso, até mesmo a criação de um conselho de usuários que fosse ouvido com frequência pelos prestadores de serviço e pelo Poder Público seria uma alternativa. O que se sabe é que prestar um bom atendimento no setor não é mérito, mas obrigação, e quem não cumpre este dever precisa ser exemplarmente cobrado e punido.