Meta comum

Lideranças políticas e empresariais devem afinar o discurso para garantir projetos para Juiz de Fora que ficaram para trás na gestão passada


Por Tribuna

06/01/2019 às 07h00

O fechamento de uma loja de varejo do porte do Makro, depois de 15 anos em Juiz de Fora, e o silêncio em torno de projetos como o da M. Dias Branco, certamente, são frutos do impasse econômico que se estabeleceu no país nos últimos anos, mas é fundamental que os agentes políticos e econômicos da cidade e da região estejam atentos, a fim de evitar o êxodo de outros projetos e a recusa dos que tenham planos de aqui se instalar. No caso da M. Dias Branco, o principal entrave teria sido a omissão do Governo estadual no cumprimento da proposta de fazer uma via de acesso da fábrica à rodovia. O acerto foi definido em Belo Horizonte com o aval do governador Fernando Pimentel, mas não saiu do papel. Em tempo, a recuperação dos Grupos Centrais, outra promessa, também não. Muito menos o Hospital Regional.

O governador Romeu Zema, em suas passagens por Juiz de Fora, certamente tomou conhecimento de projetos importantes para a Zona da Mata que não saíram do papel, mas, ao contrário de outros políticos, nada prometeu. Isso, no entanto, não impede que a região faça chegar ao governador as suas preocupações, pois são projetos que impactam diretamente no crescimento econômico do Estado, uma de suas principais metas. A M. Dias, a despeito de todo o papel desempenhado pela Prefeitura de Juiz de Fora, não percebeu o mesmo interesse no Governo estadual. O que se espera, agora, é que Zema, um homem que transitou por décadas no setor empresarial, sendo ele um dos mais bem-sucedidos, dê novo rumo às conversações e recupere o interesse do grupo de massas por Juiz de Fora.
O papel dos deputados é estratégico, mas deve ser coletivo, apartado do viés ideológico. A legislatura que ora se encerra fez de Juiz de Fora uma das cidades com maior número de parlamentares. No entanto, mantiveram-se distantes, cada um defendendo suas causas sem que fizessem delas um projeto comum. Que agora seja diferente, como sugere o deputado federal de primeiro mandato, Charlles Evangelista, do PSL. Em entrevista à Tribuna e à Rádio CBN Juiz de Fora, ele mostrou disposição em trabalhar pela implementação de uma frente parlamentar que atue unida pela cidade e pela Zona da Mata. O deputado Júlio Delgado, reeleito pelo PSB, já disse que topa. Esperemos os demais.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.