Oficina gratuita de moda e costura para mulheres acontece em Cataguases

Primeira edição do “Tecendo Identidades” oferece 30 vagas para vítimas de violência doméstica e mulheres em situação de vulnerabilidade


Por Tribuna

30/10/2024 às 14h55

Por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o Coletivo Rejane de Inovação e Artes (CRIA) abre inscrições para a primeira edição do curso “Tecendo Identidades”. Com foco em mulheres que vivenciaram algum tipo de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade, a oficina oferece 30 vagas, e visa desenvolver habilidades em moda e costura, promovendo autoestima, emancipação financeira e apoio emocional por meio de uma abordagem cultural e criativa, conforme cita a organização em nota enviada à imprensa.

As aulas presenciais acontecem entre 18 e 29 de novembro na Casa da Mulher, em Cataguases, a cerca de 120 quilômetros de Juiz de Fora. Destinado exclusivamente a mulheres que buscam se fortalecer e construir novas perspectivas de vida, o curso abordará temas como moda étnica e empreendedorismo criativo, explorando as potencialidades da moda como meio de expressão e empoderamento.

As participantes contarão com aulas práticas e dinâmicas, integrando conhecimentos técnicos de costura a discussões sobre inovação, sustentabilidade e autonomia.

Casa de Maria 02 Credito Heitor Nobrega
Aulas práticas e teóricas acontecerão na sede do projeto Casa de Maria, que acolhe mulheres em situação de violência doméstica em Cataguases  (Foto: Heitor Nóbrega/Divulgação)

Prazo de inscrição segue aberto até dia 8

As inscrições para o curso “Tecendo Identidades” estão abertas até o dia 8 de novembro. As interessadas podem preencher o formulário de inscrição. As 30 vagas oferecidas serão distribuídas conforme os critérios indicados no ato da inscrição.

“O curso ‘Tecendo Identidades’ é mais que uma formação técnica; é uma oportunidade para que as mulheres redescubram seu poder e sua voz através da moda e cultura. Queremos que cada participante sinta-se acolhida, inspirada e capaz de trilhar um novo caminho com confiança e autonomia”, destaca Matheus Bertolini, idealizador e professor do curso.

Parcerias

O projeto conta com parceiros como a Casa de Maria, que acolhe mulheres em situação de violência doméstica, e o coletivo Mulheres Unidas Contra a Violência (MUV) , que fortalece a conscientização e defesa dos direitos femininos. Além de apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Cataguases.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.