Operação com 130 policiais cumpre mandados de prisão, busca e apreensão em MG

Operação contra o crime organizado resultou em três prisões em flagrante e apreensão de dinheiro, armas e drogas 


Por Tribuna

25/04/2024 às 10h30- Atualizada 25/04/2024 às 10h32

operação aegis
Policiais cumpriram mandados em diferentes três cidades de Minas Gerais (Foto: Divulgação/Ficco-MG)

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/MG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a Operação “Aegis” e cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão nas cidades mineiras de Andrelândia, São Vicente e Minduri. A Operação contou com o apoio de cerca de 130 policiais civis, militares, federais e penais, e os mandados foram expedidos pela Vara Única da Comarca de Andrelândia. 

A ação visa combater o tráfico de drogas e o crime organizado na região. Além dos 16 mandados de prisão, também foram efetuadas três prisões em flagrante por posse de armas e drogas. Durante o cumprimento das buscas foram apreendidos dinheiro, armas, drogas e aparelhos celulares.

Investigações tiveram início em 2022

Em decorrência do aumento da violência na cidade de Andrelândia e região, no ano de 2022 uma equipe da Ficco/MG iniciou investigações que revelaram a prática de crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e integração a uma organização criminosa.

O suposto líder da organização criminosa, na região de Andrelândia, é um dos investigados na operação. Ele já foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de armas e recentemente ameaçou matar com tiros de fuzil policiais militares lotados em Andrelândia e região. As ameaças se deram por meio de mensagens e vídeos em redes sociais, fato que motivou a ação da Ficco/MG. 

Operação Aegis

O nome “Aegis” faz referência à simbologia da palavra na mitologia grega, que representava o escudo que Zeus utilizou em sua luta contra os titãs, “em relação à necessidade de proteger a sociedade e evitar o domínio do crime organizado na região de Andrelândia-MG”, aponta o Ficco/MG.

LEIA MAIS notícias da região aqui

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.