Parque Estadual do Ibitipoca fecha para visitação

Decisão vale a partir de sexta-feira (25). Não foi informado se há previsão de reabertura


Por Michele Meireles

24/12/2020 às 13h25- Atualizada 24/12/2020 às 16h09

O Parque Estadual de Ibitipoca, distante cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora, será fechado à visitação a partir desta sexta-feira (25). A página oficial do parque no Instagram fez uma publicação na tarde desta quinta-feira (24) informando a decisão. Segundo o comunicado, a visitação foi suspensa em atenção às determinações e normas técnicas do Comitê Extraordinário Covid-19. Não foi informado se há previsão de reabertura.

O parque havia sido reaberto no início de outubro, depois de quase sete meses fechado por conta da pandemia. Para isso,  a administração do espaço havia criado novas regras e protocolos que visam a garantir a segurança do público com relação ao coronavírus. As três normas principais são a limitação de entrada de 500 pessoas por dia na unidade, o agendamento eletrônico para a realização dos três circuitos com atrativos abertos ao público e a limitação de cinco pessoas no mesmo grupo.

Na publicação do Instagram do parque, vários turistas reclamaram da decisão, segundo eles, tomada de forma repentina. Muitos afirmaram estar com viagem programada para o município.

Para o vice-presidente da Associação de Moradores e Amigos de Ibitipoca, Fred Fonseca, a decisão foi acertada. “Demorou até para o parque fechar, a gente vinha insistindo da questão da pandemia se agravando, já tivemos casos confirmados pela Prefeitura aqui em Ibitipoca. Isso demonstra que a doença chegou aqui de alguma maneira. Se a gente pensar, essa flexibilização do turismo fez com que acontecesse, talvez, algo do gênero. É difícil a gente confirmar. Mas que chegou, chegou. Com o parque fechando, a gente consegue brecar o turista inconsciente. No comércio, já tivemos casos de violência de turistas que não queriam utilizar máscaras. Eu acho que é saudável o parque se manter fechado neste período, uma vez que Juiz de Fora, que é translada muito aqui, está na onda vermelha. Tem que proteger a vila”,comentou.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.