‘Meu Conselho para a Vida’: pacientes em tratamento oncológico compartilham mensagens de esperança

Com o objetivo de humanizar o tratamento oncológico, iniciativa busca inspirar resiliência e confiança através das vivências de quem enfrenta o câncer


Por Maria Luiza Guimarães*

24/01/2025 às 15h32

“Nosso objetivo é humanizar o cuidado de todos que enfrentam o tratamento oncológico, incluindo pacientes, familiares e todos os envolvidos, levando mensagens de acolhimento, apoio e esperança.” Essa foi a motivação do Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varella, em Muriaé, cidade localizada a cerca de 160 quilômetros de Juiz de Fora, ao idealizar a ação “Meu Conselho Para a Vida”.

A ideia da iniciativa surgiu no início deste ano, quando a instituição convidou alguns pacientes a compartilhar conselhos baseados em suas próprias vivências, com o objetivo de inspirar outros a enfrentar os desafios com resiliência e confiança. As mensagens foram acompanhadas de fotografias dos pacientes, que se tornaram fontes de inspiração na publicação feita pelo hospital nas redes sociais. A ação teve como propósito reforçar a importância de olhar para além do tratamento médico, destacando a força emocional dos pacientes e valorizando a força de quem enfrenta o câncer.

Gervásio Leonardo, de 70 anos, é paciente do hospital e um dos participantes da campanha. Ele conta que receber o diagnóstico de câncer é algo desafiador, mas destaca que os profissionais têm se empenhado ao máximo para tornar a jornada o mais tranquila possível. Sobre a iniciativa, ele complementa expressando sua satisfação. “Esse tipo de projeto é muito bom. Pude ajudar o próximo, assim como eles me ajudaram a manter a positividade durante todo o processo. Estou muito satisfeito”, finaliza.

Mensagem-paciente2---Divulgação Mensagem-paciente3---Divulgação Mensagem-paciente---Divulgação
<
>
(Fotos: Divulgação)

*Estagiária sob a supervisão da editora Mariana Floriano

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.