Comunidade questiona reforma de igreja em Ibitipoca

Paróquia é patrimônio histórico e cultural do município


Por Andreza Araújo

17/01/2024 às 17h31

IGREJA SAO SEBASTIAO RANCHARIA IBITIPOCA Arquivo pessoal
Reforme de telhado da Igreja de São Sebastião, tombada desde 1998, é motivo de reclamação de moradores (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar de ser considerada patrimônio histórico e cultural do município, a Igreja de São Sebastião, em Conceição de Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, tem tido seu estado de conservação questionado pela população local. A paróquia, que fica no povoado de Rancharia, está passando por uma reforma, que, segundo uma moradora que preferiu não ser identificada, “está sendo feita de forma errada e com material de péssima qualidade”.

A coordenadora da igreja de Ibitipoca, Mariza das Dores, explica que, há um tempo, já havia sido realizada uma manutenção nas telhas, devido a uma chuva de granizo. Porém, segundo ela, “foi feito um serviço muito mal feito”. “Todo mundo que gosta daquela igreja ali fica muito triste, muito indignado com o desrespeito e o descaso com a gente.”

Leia mais notícias sobre a Região aqui.

A Arquidiocese de Juiz de Fora confirmou à reportagem a autorização dada para as obras. Segundo a Igreja, a Prefeitura de Lima Duarte assinou um termo de responsabilidade em novembro de 2023. “Apesar disso, ciente das reclamações da comunidade, a Arquidiocese de Juiz de Fora já está em contato com a Prefeitura de Lima Duarte para solucionar a questão”, explica a diocese.

Na semana passada, a Prefeitura de Lima Duarte, questionada pela Tribuna, informou que entrou em contato com o engenheiro que está acompanhando a obra e que daria o retorno assim que possível. Porém, não foram passadas atualizações sobre a situação da igreja até o fechamento desta matéria.

*Andreza Araújo, estagiária sob supervisão do editor Wendell Guiducci

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X