Abastecimento de água em Barbacena retorna após acidente com óleo diesel

Bombeamento na cidade havia sido interrompido desde acidente na última quinta, quando o combustível atingiu um afluente do Rio das Mortes


Por Tribuna

16/05/2023 às 18h58- Atualizada 16/05/2023 às 19h01

O prefeito de Barbacena, Carlos Du, divulgou nesta terça (16), no seu perfil pessoal no Instagram, que o abastecimento de água na cidade foi retomado. O comunicado foi feito por meio de uma “live”, em que ele tornou público o resultado positivo dos laudos que verificavam a segurança da água próximo a três pontos de captação.

Logo depois do acidente com um caminhão-tanque na BR-040, uma quantidade de óleo diesel atingiu um afluente do Rio das Mortes, que abastece a região. As equipes do Serviço de Água e Saneamento (SAS) do município, da Diretoria de Meio Ambiente, da Defesa Civil e da Polícia Militar se mobilizaram em seguida para monitorar a situação. Nos dias que se seguiram, a recomendação era para que a população economizasse água.

Mesmo após a verificação da segurança por meio das análises dos laudos, divulgados nesta terça, a indicação de economia permanece até que sejam restabelecidos completamente os reservatórios da cidade. “A gente quer contar muito com a população de Barbacena. A gente precisa que vocês nos ajudem, economizando água para conseguir fazer com que a água chegue rápido em todas as casas”, pediu o prefeito na rede social.

Ele esclareceu que será estabelecida uma ordem de prioridade para o abastecimento, e a população deve esperar de três a cinco dias para a regularização total do fornecimento. Carlos Du aproveitou para reiterar que o objetivo sempre foi a manutenção da segurança e que contou com o apoio fundamental da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.