Operação Piracema apreende redes de pesca em represa de São João del-Rei

Material era usado para captura ilegal de peixes durante período proibido  


Por Tribuna

14/11/2024 às 17h41

operação
Prática é ilegal durante período de defeso, que tem o intuito de proteger a fauna e flora. (Foto: Divulgação PMMA)

Dez redes de emalhar foram encontradas no leito da Represa de Camargos, totalizando 224 metros lineares e 274 metros quadrados de material, abrangendo as localidades de Caquende, Capela do Saco, Córrego do Pescador e Balneário Riviera Real, nos municípios de São João del Rei e Nazareno. A apreensão ocorreu durante ação da Operação Piracema 2024/2025, na manhã desta quinta-feira (14). 

Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), o patrulhamento áquatico foi feito com o objetivo de coibir crimes e infrações ambientais relacionados à pesca ilegal durante o período de defeso, quando há a paralisação temporária da pesca, caça e coleta para proteger a fauna aquática e a reprodução de espécies. 

As redes encontradas são usadas para captura ilegal de peixes e foram recolhidas. A PMMA informou que o responsável pelos materiais não foi localizado, já que a prática envolve armar as redes e deixá-las no local. 

Os materiais apreendidos foram encaminhados ao órgão ambiental competente (IEF Casa das Águas) para destruição, em conformidade com o artigo 34 da Lei 9605/08. 

Tópicos: operação / pesca / piracema

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.