PM do Meio Ambiente embarga e autua duas fábricas de papéis

Empresas já haviam sido alvo de ações anteriores por funcionarem sem licenciamento ambiental


Por Sandra Zanella

14/08/2024 às 15h43

fábricas de papéis embargadas
Proprietários das duas fabricantes de papéis foram criminalmente responsabilizados e multados (Foto: Divulgação/PM do Meio Ambiente)

Duas empresas fabricantes de papéis foram embargadas e autuadas pela Polícia Militar do Meio Ambiente durante fiscalização, na última quarta-feira (13), no município de Ewbank da Câmara, situado a cerca de 30 quilômetros de Juiz de Fora.

De acordo com a PM, as duas fábricas já haviam tido o funcionamento impedido em ações anteriores por falta de licenciamento ambiental, mas descumpriram a medida e continuaram as atividades. Desta vez, denúncia relacionada a uma das firmas motivou a nova investida policial.

Depois de fiscalizarem a primeira empresa e constatarem que a mesma havia desrespeitado a suspensão dos trabalhos, os policiais verificaram que a segunda firma, localizada perto dali, também permanecia operando irregularmente.

Os proprietários das duas fabricantes de papéis foram criminalmente responsabilizados por funcionarem sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, conforme o artigo 60 da Lei 9.605/98. Eles assinaram termo de compromisso para comparecerem ao Juizado Especial Criminal em data marcada. Os empresários também foram autuados administrativamente e multados.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.