PF cumpre 21 mandados contra organização criminosa com atuação na Zona da Mata
“Operação Reféns” apura movimentações financeiras superiores a R$ 50 milhões que envolveriam tráfico, lavagem de dinheiro e agiotagem
Uma operação para combater esquema de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, extorsão e agiotagem por uma organização criminosa atuante nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo foi deflagrada nesta segunda-feira (13) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Governador Valadares/MG (FICCO-GVS). A operação, intitulada Reféns, foi realizada em conjunto com a Delegacia de Polícia Federal de Ipatinga/GVS e a Polícia Civil de Ipanema (MG).
A ação tem o objetivo de apurar movimentações financeiras suspeitas de ultrapassarem R$ 50 milhões, vinculadas aos integrantes da organização criminosa. Segundo informações da Polícia Federal, 13 mandados de busca e apreensão e nove de prisão temporária foram expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Ipanema, nas cidades de Pocrane (MG) e Ipanema (MG).
Cada um dos presos na operação desta segunda responderá por ao menos um dos seguintes crimes: lavagem de dinheiro, extorsão, tráfico de drogas e agiotagem, que possuem penas máximas de 10, 10, 15 e 2 anos, respectivamente. Os autores serão encaminhados para o sistema prisional, segundo a PF.
LEIA MAIS
*Estagiária sob supervisão do editor Gabriel Silva