Barbacena entra em situação de emergência após acidente na BR-040

Município está com o abastecimento de água interrompido desde a última quinta, quando um acidente derramou óleo no Rio das Mortes


Por Cecília Itaborahy

13/05/2023 às 11h40

A Prefeitura de Barbacena declarou, neste sábado (13), situação de emergência em decorrência da interrupção do abastecimento de água no município. Na última quinta-feira (11), um grave acidente na BR-040 fez com que óleo diesel fosse derramado na pista, atingindo as afluentes do Rio das Mortes.

De acordo com nota publicada no portal da Prefeitura, ainda não foi possível averiguar a quantidade de óleo que caiu na água. “Dessa forma, as bombas de captação de água e o abastecimento permanecem temporariamente paralisados sem previsão de retorno devido à gravidade da situação.”

Com a emissão do decreto de situação de emergência, fica autorizada a mobilização de órgão gerais do Município, bem como a convocação de voluntários, para encontrar soluções cabíveis para a resolução do acidente, “com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada”, como afirma o comunicado.

Um gabinete de crise também foi instaurado com o objetivo de enfrentar as situações decorrentes da calamidade. Ele é composto por: prefeito, Defesa Civil, Serviço de Água e Saneamento, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Secretaria Municipal de Gabinete, Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Advocacia Geral do Município, Consultoria Geral do Município, Diretoria de Meio Ambiente e Diretoria de Comunicação.

Como o abastecimento não tem previsão de ser retomado, a Prefeitura solicita que seja feito o racionamento da água, até que a situação seja normalizada.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.