Objeto que caiu do céu em Tabuleiro é descartado como meteorito

Ausência de mineral foi determinante para descartar a hipótese; mistério continua


Por Mariana Souza*

12/08/2025 às 16h14- Atualizada 12/08/2025 às 17h51

Meteorito em Tabuleiro Ramires Lopes
Objeto caiu em Tabuleiro, assustando animais no local (Foto: Reprodução/ Ramires Lopes)

Um objeto vindo do céu pode significar muitas coisas – desde um meteorito até algo que a Ciência pode não ser capaz de explicar. No início de agosto, uma câmera de segurança registrou a queda de um objeto sobre o telhado de um curral, em Tabuleiro, município a cerca de 60 quilômetros de Juiz de Fora, o que intrigou e assustou moradores.

Na gravação, galinhas e bovinos que estavam no local se assustam com o barulho e se afastam rapidamente do ponto onde o detrito caiu. O episódio gerou especulações e dúvidas diante do fenômeno inesperado.

A dúvida, entretanto, durou poucos dias. Fragmentos recolhidos no local foram analisados no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Cefet/RJ, sob a supervisão da professora e pesquisadora Maria Elizabeth Zucolotto, uma das maiores especialistas brasileiras no tema e curadora da Coleção de Meteoritos do Museu Nacional/UFRJ.

Segundo Zucolotto, a falta de um mineral foi determinante.“Buscávamos um mineral chamado enstatita, que só poderia estar presente em um tipo de meteorito, o enstatita condrito, ou albrito. Não encontramos esse mineral e hoje confirmamos que ele não está presente. Então, embora haja presença de níquel e outros elementos químicos compatíveis com meteoritos, infelizmente não se trata de um.”

Até o momento, não foi possível identificar a natureza exata do objeto.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.