VÍDEO: Jaguatirica é encontrada debaixo de escada em residência e resgatada por bombeiros na região

De acordo com os militares, o animal encontrava-se acuado; ele foi levado ao Centro de Controle de Zoonoses


Por Tribuna de Minas

12/01/2026 às 11h23

Uma jaguatirica foi capturada pelo Corpo de Bombeiros na manhã do último sábado (10), após ser encontrada debaixo de uma escada, no interior de uma residência no Bairro Cardoso de Melo, em Muriaé – município localizado a cerca de 160 quilômetros de Juiz de Fora –, na Zona da Mata mineira. A ocorrência foi registrada por volta das 7h24, na Rua Maria da Glória Costa, nas proximidades do reservatório de água do bairro.

De acordo com os bombeiros, uma vizinha percebeu a presença do animal e acionou a corporação pelo telefone 193. Ao chegarem ao local, os militares constataram que se tratava de uma jaguatirica, que estava acuada debaixo da escada de acesso à residência.

Segundo a corporação, havia risco de ataque a pessoas e a animais domésticos, já que o felino silvestre apresentava comportamento defensivo. Para garantir a segurança dos moradores e do próprio animal, foi montada uma operação de captura com o apoio de um médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.

A equipe utilizou equipamentos específicos para manejo de fauna silvestre. Após a contenção, a jaguatirica foi encaminhada ao CCZ, onde passará por avaliação veterinária e receberá os cuidados necessários antes da definição dos próximos procedimentos.

Ninguém ficou ferido durante a ocorrência.

Jaguatirica é encontrada debaixo de escada de residência e resgatada por bombeiros na região
Registro do momento em que a jaguatirica é resgatada pelos militares (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros reforça que, em casos de aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas, a orientação é não tentar capturar ou espantar o animal e acionar imediatamente a corporação pelo telefone 193.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.