Idoso morre soterrado após fortes chuvas em cidade da região
Temporal que atingiu Carangola deixou 12 pessoas desalojadas
Um idoso de 74 anos morreu soterrado após um deslizamento de terra atingir a casa onde mora no Bairro Horto Florestal, em Carangola, na Zona da Mata, durante as fortes chuvas de quarta-feira (8).
Os deslizamentos atingiram bairros como Horto Florestal, Aeroporto e Centro. Imóveis foram interditados, e os moradores foram encaminhados para abrigos e casas de familiares. Ao todo 12 pessoas ficaram desalojadas.
Alguns córregos, como o Córrego do Coroado e o Córrego Galo, transbordaram devido à forte chuva. O rio da região subiu rapidamente, atingindo áreas mais baixas e próximas ao bairros mais afetados pelas chuvas. Apesar do alagamento, o nível da água recuou em seguida. Os impactos foram registrados principalmente no Distrito de Lacerdina e no Bairro da Varginha, que estão nas proximidades.
Na madrugada de quarta, o nível do rio Carangola atingiu três metros, alcançando nível de alerta. Ao todo, foram registrados 102 mm de chuva na cidade e 130 mm na Zona Rural. Em meio à situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para a região, com risco de alagamentos e descargas elétricas. As chuvas podem alcançar até 100 mm, acompanhadas de ventos fortes.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, a Secretaria de Meio de Ambiente da Prefeitura de Carangola pediu atenção à população ribeirinha devido ao nível do Rio Carangola, que corta o município.
Em nota, a Prefeitura informou que está monitorando a situação de perto e que o setor de assistência social está mobilizado para oferecer suporte aos afetados.
*Estagiária sob supervisão do editor Gabriel Silva
Tópicos: carangola / chuvas / inmet / zona da mata