Paróquia de Ibitipoca recebe vigário residente após 61 anos
Padre Miron de Oliveira Messias foi ordenado em 1º de março

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ibitipoca recebeu, nesta sexta-fera (7), um vigário residente pela primeira vez em 61 anos – desde a morte do último, padre Carlos, que possui um busto em frente à igreja. A cerimônia com o padre Miron de Oliveira Messias aconteceu às 19h, em Santa Missa na Igreja Matriz, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira.
O padre foi ordenado no dia 1º de março, mesmo dia em que foi realizado o anúncio oficial. Ao todo, serão dez comunidades atendidas pelo vigário: cinco desmembradas da Paróquia de Olaria e as outras cinco desmembradas da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Lima Duarte. Entretanto, ainda é possível que haja alterações.
O fiel Nathan Reever destaca que o sentimento de receber um vigário residente é de profunda gratidão. “Depois de tanto tempo sem a presença de um padre residente, que coordena toda a vida paroquial, é uma alegria para o nosso povo receber esse presente.” O principal problema, segundo ele, era a falta de assistência total.
“Eram realizadas duas missas por mês: no primeiro e no terceiro domingos. Não tinha atendimento pastoral, de acompanhamento do padre com catequese, casamentos e aos fiéis (como confissão e direção espiritual), até no atendimento a turistas, que têm procurado mais por celebrações. Aqueles acostumados com missas em todos os domingos, ou até diárias, vinham para Ibitipoca e não tinham essa oportunidade”, relata.
Agradecimento pela acolhida
À Tribuna, o padre Miron afirma que recebeu a notícia de que atuaria na paróquia com grande alegria. “O sentimento não poderia ser outro se não o de agradecimento pela acolhida do povo ibitipocano, para podermos construir juntos mais algumas páginas nessa Igreja bicentenária. Estou com o coração aberto para abraçar essa sublime missão de poder caminhar nessas terras que possuem grandes belezas naturais”, ressalta.
O novo vigário também enfatiza que compreende a “grandiosidade e a dimensão de estar agora junto com esse povo querido, construindo o Reino de Deus”. “Que a Virgem da Conceição conduza com seu olhar maternal os trabalhos pastorais que iremos realizar, nesta que é uma das Igrejas mais antigas e bela da nossa Arquidiocese.”
A Arquidiocese de Juiz de Fora, em nota, ressalta que é uma grande alegria ter ordenado mais dois padres (um deles, o padre Miron) para a instituição, o que possibilita atender o povo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ibitipoca. O padre Anchieta permanece como administrador paroquial até o fim do ano. No início de 2026, o padre Miron recebe a provisão como pároco.
*Sob supervisão da editora Fabíola Costa