Moradores temem crescimento de casos de Covid-19 em Ibitipoca
De acordo com associação de moradores, decreto estaria sendo descumprido devido à presença de turistas
A elevação do número de casos de Covid-19 tem assustado a população do município de Lima Duarte. Nesta sexta-feira (3), a cidade de pouco mais de 16 mil habitantes confirmou o seu o 99º caso positivo para a doença.
Na quinta, membros da Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca (Amai) enviaram um ofício à Prefeitura, solicitando a adoção de medidas diferenciadas em relação à prevenção da comorbidade pela sua característica de polo turístico, ancorado no Parque Estadual de Ibitipoca.
“Entendemos que medidas diferenciadas deveriam ser adotadas em nosso distrito, considerando as suas peculiaridades que o distinguem significativamente tanto da sede do município como dos demais distritos, por ter características de polo turístico, em estreita ligação com o mais importante e mais visitado parque ecológico do Estado de Minas”, explica o órgão em texto enviado ao Executivo Municipal.
Entre as melhorias exigidas no documento estão a criação de uma barreira sanitária entre o município e o distrito, além de fiscalização severa para o cumprimento dos decretos municipais, tendo em vista as denúncias relacionadas à presença de turistas no local que contrariam as normas estabelecidas.
“Tais ocorrências de desrespeito àquele decreto (nº 36/2020) atestam a insuficiência do serviço de fiscalização como tem sido feito até hoje aqui na vila, trazendo potencialmente riscos de contágio através desses turistas oriundos de cidades com alta incidência de infectados”, pontua a associação.
A Amai também sugere que, para que se adote qualquer flexibilização em Conceição de Ibitipoca, sejam aferidos diariamente os índices de propagação do vírus nas cidades de Lima Duarte, Juiz de Fora e Rio de Janeiro, além do acompanhamento diário dos índices de ocupação dos leitos nas cidades referências da região.