Inmet emite alerta de ‘grande perigo’ para onda de calor em Juiz de Fora e mais regiões de Minas

Enquanto calor deve permanecer até esta sexta, alerta de baixa umidade também é emitido para as próximas horas


Por Tribuna, com informações da Agência Estado

22/08/2024 às 11h43- Atualizada 22/08/2024 às 13h06

tempo alerta onda de calor felipe couri
O Inmet recomenda beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia (Foto: Felipe Couri)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na quarta-feira (21), um alerta de “grande perigo” devido ao calor intenso que vai atingir regiões do Centro-Oeste, do Sul e do Sudeste do Brasil até esta sexta-feira (23). Juiz de Fora e mais cidades da Zona da Mata estão entre os municípios em que a temperatura poderá chegar até cinco graus mais elevada do que a média durante período superior a cinco dias, conforme o Inmet.

Ainda segundo o instituto, além de Minas, as temperaturas elevadas serão sentidas em regiões de Goiás, Santa Catarina, São Paulo (menos a capital, a região metropolitana e o litoral), no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Em Juiz de Fora, conforme o Inmet, a mínima para esta quinta é de 13 graus, com máxima de 31. Já na sexta, a amplitude térmica diminui, indo de 15 (mínima) aos 32 graus (máxima).

Onda de calor e baixa umidade

Outro alerta emitido pelo Inmet vale apenas para esta quinta-feira, entre até as 19h, e diz respeito à baixa umidade do ar numa extensa área que abrange trechos de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Segundo o instituto, há “perigo potencial” porque a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30% nesse trecho do País, durante essas oito horas.

O Inmet recomenda beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.