Inverno chega sem variações de temperatura em JF

Final de semana começa com nevoeiro na cidade e umidade tende a cair durante as tardes


Por Bernardo Marchiori*

20/06/2024 às 17h45

Inverno começa sem variações de temperatura em JF
Grande amplitude térmica deve ser tônica da estação na cidade, com manhãs frias e tardes mais quentes (Foto: Leonardo Costa)

O inverno começou oficialmente às 17h51 desta quinta-feira (20) no hemisfério sul do planeta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que, na sexta-feira (21), o dia amanhece com nevoeiro ou névoa úmida na Zona da Mata. Isso acontece devido à intensificação do transporte de umidade do oceano para o interior do continente, o que pode levar à ocorrência de chuva fraca no leste de Minas Gerais e geada em pontos isolados do sul do estado. As demais regiões terão baixos índices de umidade à tarde.

Juiz de Fora segue o padrão da Zona da Mata, com nevoeiro ou névoa úmida ao amanhecer, além de céu nublado. Para a sexta-feira, a previsão do Inmet indica que a temperatura deve variar entre 15 e 27 graus. Os valores na quinta não foram muito diferentes: o instituto registrou 15,6 graus de mínima e 26,3 de máxima. As condições climáticas na região no restante do final de semana devem permanecer semelhantes. O sábado (22) continua marcado pelo céu parcialmente nublado e névoa úmida, enquanto no domingo (23), a tendência é de que o céu fique mais claro.

O Inmet destaca que as características do inverno em Minas Gerais serão semelhantes às do outono: predomínio de céu claro, grande amplitude térmica (manhãs frias e tardes mais quentes), chuvas escassas e baixos índices de umidade (abaixo de 30%) à tarde. Apesar de o fenômeno El Niño ter chegado ao fim em maio, a previsão é de temperaturas acima da média para o trimestre julho a setembro no estado.

*Estagiário sob a supervisão da editora Carolina Leonel.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.